Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoUma noite bem dormida é um dia a sorrir!

Uma noite bem dormida é um dia a sorrir!

O Dia Mundial do Sono, este ano celebrado no dia 15 de março, é uma campanha global que ocorre todos os anos com o objetivo de sensibilizar sobre a importância do sono para a saúde e bem-estar.
O sono é essencial para a saúde e bem-estar de uma pessoa, uma vez que é durante o sono que o corpo recupera e regenera, fortalece o sistema imunológico, repara danos celulares, consolida a memória e promove o equilíbrio emocional.
A privação do sono pode trazer várias consequências negativas para a nossa saúde física e mental, tais como fadiga, sensação de cansaço constante, que dificulta a realização de atividades diárias e pode afetar a produtividade no trabalho ou estudos, problemas de memória e concentração e risco de acidentes pela incapacidade de atenção e reflexos.
Existem várias estratégias que pode adotar para melhorar a qualidade do seu sono.
São os 10 mandamentos do sono (adultos):

  1. Dormir e acordar sempre no mesmo horário, incluindo no fim-de-semana. Isto ajuda a regular o relógio biológico. Para isso, pode ajudar se criar uma rotina de relaxamento, como estabelecer atividades calmantes antes de dormir, tomar um banho morno, ler um livro ou ouvir música relaxante.
  2. Se for hábito fazer a sesta, não exceda os 45 minutos de sono.
  3. Evitar fumar e ingerir álcool 4 horas antes de deitar.
  4. Evitar cafeína 6 horas antes de deitar. Isto inclui café, chá, refrigerantes e chocolate.
  5. Evitar alimentos picantes ou açucarados 4 horas antes de deitar.
  6. Evitar refeições pesadas antes de dormir.
  7. Praticar exercício regularmente, mas nunca antes de dormir.
  8. Criar um ambiente propício para o sono: manter o quarto limpo, escuro, com uma temperatura agradável e bem ventilado.
  9. Eliminar todo o ruído perturbador e o máximo de luz possível. Limite a exposição à luz azul, a luz emitida por telemóveis e Tablet, uma vez que inibi a produção de melatonina, a hormona do sono. Evite usar esses dispositivos pelo menos 1 hora antes de dormir.
  10. Não usar a cama como escritório, sala de trabalho ou lazer.
    A qualidade do sono é essencial para a saúde física e mental, e distúrbios do sono podem ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas. A falta de sono adequado pode levar a problemas de saúde, redução do desempenho cognitivo, problemas de humor, dificuldades de concentração, entre outros. É essencial ouvir o nosso corpo.
    O sono não é apenas um período de descanso, mas sim uma necessidade fisiológica fundamental para a saúde e qualidade de vida de uma pessoa.
    Uma noite bem dormida é um dia a sorrir!

Um Conselho da UCC Felgueiras
Enfª Sara Lachado
Enfº Luis Lopes

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas