O Dia Mundial do Sono, este ano celebrado no dia 15 de março, é uma campanha global que ocorre todos os anos com o objetivo de sensibilizar sobre a importância do sono para a saúde e bem-estar.
O sono é essencial para a saúde e bem-estar de uma pessoa, uma vez que é durante o sono que o corpo recupera e regenera, fortalece o sistema imunológico, repara danos celulares, consolida a memória e promove o equilíbrio emocional.
A privação do sono pode trazer várias consequências negativas para a nossa saúde física e mental, tais como fadiga, sensação de cansaço constante, que dificulta a realização de atividades diárias e pode afetar a produtividade no trabalho ou estudos, problemas de memória e concentração e risco de acidentes pela incapacidade de atenção e reflexos.
Existem várias estratégias que pode adotar para melhorar a qualidade do seu sono.
São os 10 mandamentos do sono (adultos):
- Dormir e acordar sempre no mesmo horário, incluindo no fim-de-semana. Isto ajuda a regular o relógio biológico. Para isso, pode ajudar se criar uma rotina de relaxamento, como estabelecer atividades calmantes antes de dormir, tomar um banho morno, ler um livro ou ouvir música relaxante.
- Se for hábito fazer a sesta, não exceda os 45 minutos de sono.
- Evitar fumar e ingerir álcool 4 horas antes de deitar.
- Evitar cafeína 6 horas antes de deitar. Isto inclui café, chá, refrigerantes e chocolate.
- Evitar alimentos picantes ou açucarados 4 horas antes de deitar.
- Evitar refeições pesadas antes de dormir.
- Praticar exercício regularmente, mas nunca antes de dormir.
- Criar um ambiente propício para o sono: manter o quarto limpo, escuro, com uma temperatura agradável e bem ventilado.
- Eliminar todo o ruído perturbador e o máximo de luz possível. Limite a exposição à luz azul, a luz emitida por telemóveis e Tablet, uma vez que inibi a produção de melatonina, a hormona do sono. Evite usar esses dispositivos pelo menos 1 hora antes de dormir.
- Não usar a cama como escritório, sala de trabalho ou lazer.
A qualidade do sono é essencial para a saúde física e mental, e distúrbios do sono podem ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas. A falta de sono adequado pode levar a problemas de saúde, redução do desempenho cognitivo, problemas de humor, dificuldades de concentração, entre outros. É essencial ouvir o nosso corpo.
O sono não é apenas um período de descanso, mas sim uma necessidade fisiológica fundamental para a saúde e qualidade de vida de uma pessoa.
Uma noite bem dormida é um dia a sorrir!
Um Conselho da UCC Felgueiras
Enfª Sara Lachado
Enfº Luis Lopes