Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoUma casa Cheia

Uma casa Cheia

No passado sábado dia 16 de dezembro os militantes do Partido Socialista de Felgueiras foram a votos para decidir o seu novo secretário-geral.

Foi uma verdadeira casa cheia, tendo sido mais de duas centenas os militantes que participaram no ato eleitoral, dando a vitória ao candidato e atual secretário-geral do PS Pedro Nuno Santos.

A elevada participação no processo eleitoral é um testemunho da vitalidade e saúde democrática do partido em Felgueiras. Mais do que um simples ato eleitoral, nesta eleição assinala-se o regresso a casa de muitos que, nos últimos anos, estiveram afastados do partido.

Deve salientar-se a importância do seu regresso, uma vez que numa casa democrática e plural, o contributo de todos é essencial para construir bases sólidas capazes de alicerçar o presente e projetar o futuro.

Devemos, no entanto, refletir sobre os eventos recentes que levaram o PS Felgueiras a um momento muito crítico. A incapacidade da estrutura local, à data, em gerir e apresentar uma candidatura às eleições autárquicas levou à intervenção da federação do Porto nesse processo. Perante circunstâncias eleitorais tão peculiares, marcadas pela ausência de um candidato socialista a federação apoiou uma candidatura independente, que saiu vitoriosa.

Nessa altura foram muitos os agentes políticos que preferiram ficar de fora do processo eleitoral, possivelmente desgastados com o processo, com falta de coragem política ou com dificuldades em integrarem um projeto em andamento.

Surpreendidos pelos resultados autárquicos de 2017, e pela vitória da candidatura que decidiram não apoiar, acredito que muitos tenham sentido um ligeiro arrependimento, e que podem não ter conseguido ultrapassar até ao dia de hoje.

A lição a ser aprendida é clara: na participação política plural e verdadeiramente democrática o bem comum deve sempre sobrepor-se a qualquer vontade e ambição pessoal.

O objetivo último deve ser fazer mais e melhor por Felgueiras, fazer mais e melhor pelos Felgueirenses.

A participação cívica dos que aceitam ter um papel político ativo deve ser pautada por uma extrema coragem e convicção de fazer diferente, de fazer melhor, independentemente das circunstâncias.

Paulo Soares

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas