Pub

Quinta de Maderne
InícioBusiness / EmpresasNovas gerações no palco da conferência “Novos caminhos na indústria do calçado”

Novas gerações no palco da conferência “Novos caminhos na indústria do calçado”

Empresários do setor do calçado reuniram no dia 19 de dezembro no Palácio do Freixo e novas gerações conversaram sobre o futuro da indústria do calçado, numa organização do JN e da APICCAPS.

Num painel moderado por Pedro Araújo do JN – Jornal de Notícias denominado “Nova geração de produtos” estiveram quatro mulheres a debater o futuro, as novas opções e a refletir como tornar a indústria de calçado mais competitiva.

Joana Meireles da Atlanta e Luísa Silva da Savana contribuíram com a sua opinião neste painel.

A Savana é uma empresa especializada na produção de calçado de criança, desenvolve a sua atividade desde 1988 e todos os anos desenvolve vários projetos sociais, investindo no desenvolvimento de produtos mais técnicos na área da sustentabilidade.

Ainda este ano de 2023 venceu o concurso ‘Metal Shoe’ com a apresentação do projeto “Braille & Sustainability”, tendo como ponto de partida a criação de uma bota para crianças cegas feita de materiais sustentáveis, revelou a diretora comercial, Luísa Silva. O projeto tem o objetivo de “contribuir para uma sociedade mais inclusiva que permita às crianças cegas serem tão autónomas quanto possível. Queremos que a indústria quebre barreiras e seja acessível a todos”, explicou Luísa.

A sustentabilidade ambiental é um compromisso que a Atlanta assumiu já há alguns anos, que vai desde a preferência por produtos reciclados e de baixo impacto ambiental, especialmente matérias-primas, até ao esforço com a eficiência energética, em toda a fábrica, a separação de lixo e resíduos.

Selecionam, sempre que possível, materiais ecológicos e sustentáveis, como por exemplo tintas e colas de base aquosa. “Na medida do possível estamos a ajustarmo-nos às tendências” explica Joana Meireles, da Atlanta, empresa de componentes, que produz solas para calçado na Lixa, desde 1995.

A TROFAL é uma empresa na Benedita produtora e certificada desde 1995 ao abrigo da norma ISO 9001, tendo sido a primeira no sector do calçado em Portugal e a segunda na Europa. Todos os artigos têm rastreabilidade desde 1995, que é feita a cada material e, por conseguinte, ao produto final composto.

“O sapato é moldado ao pé do cliente” conta Filipa Couto, da Trofal e acrescenta que nestes casos é incrível o contacto direto com o cliente final, mas comporta custos muito elevados. “O calçado é feito à mão, cozido e palmilhado com fios naturais” define o lema da empresa.

Já Luísa Sousa da Monteiro Ribas não deixa de lembrar que “O autêntico é valorizado. Os artesãos, o saber-fazer, são importantes e estes aspetos tem ganho relevância”. A empresa do Porto, remonta a 1917 e à indústria de curtumes, a empresa é gerida por uma equipa que vive o negócio como seu e sempre com uma perspetiva sustentável e de longo prazo, da qual fazem hoje parte elementos da 4.ª geração de descendentes dos fundadores.

Já o painel Geração 5.0 contou com a moderação de Claudia Pinto da APICCAPS e caras novas no setor. São apenas alguns exemplos de quem está com a mão na massa e como está a indústria do calçado em termos competitivos. De Felgueiras esteve Alexandre Pimenta, da Solpré.

Alexandre Pimenta é a 2ª geração numa empresa familiar, é o diretor comercial da empresa de componentes, solas que diz distinguir-se dos restantes players de mercado das solas pré-fabricados pela verticalização da sua cadeia. A internalização de toda a sua atividade, o desenvolvimento de moldes, o facto de todo o processo ser feito dentro de portas permite maior eficácia.

“Sustentabilidade é uma preocupação de todas as empresas. As marcas querem estar associadas a parceiros com consciência ambiental e sustentável.
A rastreabilidade do produto é importante e as grandes marcas vão escolher em função disso. Escolhem produto e processos mais sustentáveis” refere Alexandre Pimenta.

O diretor da empresa considera como vantagem competitiva o facto da Solpré trabalhar com grandes marcas internacionais que valorizam a certificação. Portanto, “a estratégia comercial da Solpré é trabalhar para marcas que procuram mais qualidade, empresas com provas dadas, responsabilidade social e sustentáveis. Mesmo que seja para servir empresas que precisam de lotes mais pequenos” afirma Alexandre.

Também Joana Esteves da Josefinas e Pedro Abrantes, As portuguesas deram um interessante contributo à conversa e contaram a evolução das suas empresas.

Pedro Abrantes defende que se deve aproveitar o grande legado dos empresários portugueses e fazer parcerias, mesmo até internacionais.

Joana Esteves diz que deve ser “um trabalho conjunto. Aliança entre marcas. Existe um bom portfólio e as marcas precisam de ser catapultadas no exterior”.

“A solução para Portugal está em optar por produtos de maior valor acrescentado e mais complexidade”

Alexandre Pimenta da Solpré


Só assim será viável para Portugal, defende Pimenta.
A nossa afirmação deverá ser num produto de maior valor acrescentado” remata Alexandre Pimenta.

Seguiu-se um momento em que se falou de “Boas práticas de comunicação de sustentabilidade” por Joana Jorge, Irina Chitas e António Custódio da Modalisboa.

Encerrou a conferência, Paulo Gonçalves, diretor de comunicação da APICCAPS (Associação Portuguesa da Industria de Calçado, componentes, artigos de pele e sucedâneos), que apresentou a nova campanha de promoção do calçado português para 2024.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas