Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoEste Natal, ofereça empatia(a si e aos seus)

Este Natal, ofereça empatia(a si e aos seus)

As cidades cintilam, entre as ruas iluminadas e as casas enfeitadas, já tudo cheira a Natal. Mas será que a época natalícia brilha da mesma forma para toda a gente?
Ainda que o Natal, seja um momento que associamos a amor, alegria, solidariedade e harmonia, não é desta forma que toda a gente o sente e vive.
Podem ser vários os motivos que tornam a época natalícia uma fase angustiante e/ou nostálgica.

O lugar vazio na mesa da consoada
A família é parte integrante da época natalícia e, na perda de alguém que nos é querido, esta data pode trazer memórias e uma tristeza mais presente pela saudade sentida.

Família?
As famílias não são perfeitas, nenhuma o é. Contudo existem relações familiares que não são saudáveis, seja pela não aceitação, memórias ou traumas do passado, ou até mesmo pelo julgamento excessivo, muitas vezes acabam por impossibilitar o desfrutar desta quadra.

Solidão
Os motivos podem ser variados, porém, esta data pode enfatizar a solidão de todos aqueles que não têm com quem passar esta época, tanto o idoso que está institucionalizado, como o emigrante que está a quilómetros da família.

Dinheiro
Independentemente de as pessoas apreciarem receber presentes, também prezam presentear aqueles que lhe são mais queridos. Todavia, nem sempre é possível fazê-lo de acordo com as expectativas desejadas, devido à situação financeira, trazendo alguns dissabores a esta época.

Se o Natal é uma época tormentosa para ti, privilegia o autocuidado, cuida de ti, aproveita o tempo para te dedicares a algo que faça com que este momento do ano se torne mais agradável. Não escondas (até de ti mesmo) as tuas emoções, permite-te senti-las e expressá-las. “Não guardes numa caixinha” tudo o que estás a sentir, chora se precisares, conversa com alguém da tua confiança se sentires necessidade, escreve num papel tudo o que vai aí dentro, exterioriza as tuas emoções.
Estabelece os teus limites, se existem relações que estão a prejudicar a tua saúde mental, e se tens essa possibilidade, distancia-te. Mantém na tua vida quem te faz bem.
Se conheces alguém para quem esta quadra pode ser um período doloroso, oferece empatia, escuta ativa, presença e apoio, pode fazer toda a diferença.

Marcela Leite, Psicóloga

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas