Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoConstruir, inaugurar e abandonar

Construir, inaugurar e abandonar

Muitas vezes negligenciamos a importância fundamental da manutenção das infraestruturas municipais. Estradas, pontes, redes de água e esgotos são os alicerces invisíveis que sustentam o quotidiano, e a sua preservação não é apenas uma necessidade técnica, mas uma peça-chave para o desenvolvimento sustentável.

A manutenção adequada das vias urbanas não se limita apenas a evitar buracos e congestionamentos, mas também garante a mobilidade eficiente para os cidadãos. Ruas bem cuidadas facilitam o tráfego e contribuem para a segurança rodoviária, reduzindo acidentes e melhorando a qualidade de vida.

A rede de água e esgoto são a espinha dorsal da saúde pública. Investir na manutenção desses sistemas não apenas evita fugas prejudiciais ao meio ambiente, mas também garante o acesso contínuo a água potável, que é essencial para a saúde e sobrevivência da população.

A manutenção das infraestruturas não é apenas uma questão de reparo, é um investimento no futuro. Estratégias preventivas não apenas prolongam a vida útil desses activos, mas também reduzem os custos a longo prazo. Ignorar a manutenção pode levar a reparos de emergência dispendiosos e interrupções que afetam a vida diária dos cidadãos.

Além disso, a manutenção das infraestruturas desempenha um papel vital na sustentabilidade ambiental. Práticas que visam a eficiência energética, o uso responsável dos recursos e a minimização de impactos ambientais são inerentes a uma abordagem de manutenção bem planeada.

São vários os municípios em Portugal que têm um grave problema em fazer a manutenção desejada das suas infraestruturas e Felgueiras é um desses municípios.

Em síntese, investir na manutenção das infraestruturas municipais é investir no presente e no futuro da comunidade.

Fábio Lourenço Peixoto

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas