Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoA joia doce do Vale

A joia doce do Vale

O Pão de Ló de Margaride é um doce tradicional que tem uma importância vital na economia local, no turismo e na marca da cidade de Felgueiras.
A importância do Pão de Ló de Margaride na economia local é inegável. Para além dos impactos diretos, decorrentes da contratação daqueles que se dedicam ao seu fabrico, esta preciosidade é vendia em todo o território nacional e exportada para diversos pontos do mundo.
A fama deste doce atrai muitos turistas que vêm a Felgueiras especificamente para o provar, para conhecer melhor o seu processo de fabrico, ou simplesmente para o comprar diretamente aos produtores. Esta dinâmica tem impulsionado o turismo gastronómico em Felgueiras, sendo o Pão de Ló de Margaride um dos produtos de referência.
É inegável afirmar que quando as pessoas pensam em Felgueiras, pensam no Pão de Ló de Margaride. Por isso, é premente que se dê continuidade ao trabalho de promoção e dinamização, a fim de preservar esta joia. Diria mesmo que a prosperidade deste produto identitário é um passo importante para assegurar a prosperidade da “marca” Felgueiras.
Iniciativas como o festival do pão de ló, que conta já com a sua XIII Edição, são excelentes exemplos daquilo que pode ser feito para promover este produto gastronómico. Apesar do trabalho que tem vindo a ser realizado, existe ainda espaço para progredir. A criação de uma rota do Pão de Ló de Margaride, um espaço museu público onde possa ser contada sua história, bem como a certificação de qualidade com indicação geográfica protegida (IGP), garantindo o caráter tradicional, a autenticidade do produto, bem como a sua origem geográfica, são alguns dos exemplos.
Poderemos concluir que a proteção e promoção desta preciosidade ajudará a fortalecer a sua imagem e reconhecimento, assim como perpetuar a sua produção e comercialização por muitas mais gerações. Não poderemos esquecer que o Pão de Ló de Margaride é um elemento importante na identidade de todos os felgueirenses. Este doce amado por todos é parte integrante da cultura e tradição da nossa cidade, sendo muito importante no fortalecimento da identidade e união dos felgueirenses como comunidade.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas