A destempo já se multiplicavam alguns rumores. Rumores bastantes sobre um tempo que, supostamente, estaria a chegar ao fim.
Porém, embevecidos pelo valor e pela pujança do mesmo projecto, em Setembro, com renovada motivação, novas parcerias e novas rubricas, eis chegado aos leitores o seu jornal trintão, o único que em suporte de papel existe e persiste, para continuar a informar os felgueirenses.
Para uma renovada aurora, a mesma “pedrada no charco” voltou a salpicar o espaço, e quando já uns tantos, sem nenhuma informação segura, já vaticinavam o princípio do fim deste valioso património jornalístico.
Com novo design, mais leve, mais brilho, mais cor, melhor grafismo e nova paginação, eis que em Setembro abraçamos de novo o refrescado “Semanário de Felgueiras”, património cultural vivo do nosso concelho, referência passada e presente de qualidade na arte de bem informar.
Num concelho, onde a vida social não reconhece, na forma devida, a importância deste seu património jornalístico, é confrangedor verificar os sinais de outrora, mas também os presentes, demonstrados pela Câmara Municipal, que, ao invés de motivar e ajudar esta “jóia do concelho”, pouco ou nada faz no campo onde muitíssimo poderia fazer, concedendo mais e mais vezes registos e contratos no domínio da publicidade.
Publicidade que também tanto escasseia no sector económico e social, e que a existir, e por forma mais regular, tanto ajudaria a fazer toda a diferença na vida deste jornal.
Enquanto que por todo o no nosso espaço regional, existem inúmeras Câmaras Municipais que se preocupam e ajudam os órgãos concelhios da comunicação social escrita, em Felgueiras todos os ventos registados têm soprado no sentido contrário, não se percebendo, que este jornal é um património que importa preservar, mimando, ajudando e valorizando!
E a não ser, que no caminho decorrente, só já se esteja a pensar e a trabalhar noutros projectos jornalísticos, porventura e tão só à medida certa para servir os “novos” príncipes da nossa domus municipalis, não se pode compreender, nem aceitar, tal postura, uma vez que, não se pretendendo a nenhum título a atribuição de quaisquer subsídios, apenas se reclama uma política regular e deveras transparente no âmbito da concessão de produtos de publicidade.
No entretanto, não deixa de causar enorme perplexidade aos munícipes, o facto, de a sua Câmara Municipal pautar a sua intervenção política regular num quadro de manifesta demonstração de qualquer carinho para com este periódico, mas não só, – pois o “Expresso de Felgueiras” também terá imensas razões de queixa – sonegando-lhe reiteradamente apoios que a outros concede, mas, sobretudo, não disponibilizando, quando o poderia fazer, publicidade de inegável interesse para a vida e para a boa imagem do município.
Num concelho com tão grande importância económica e social, constitui uma grande baixeza cultural, não apoiar o único jornal em suporte de papel que carrega o nome da cidade sede e do próprio concelho, e que sem nenhum custo para a Autarquia, jamais deixou de informar as pessoas sobre a vida municipal do concelho.
Ao longo dos anos, tendo desaparecido do nosso convívio inúmeros títulos jornalísticos, é imperativo sensibilizar e convocar os felgueirenses para a importância que terá a ajuda de cada um no quadro deste processo, fazendo-se assinante regular e duradouro deste seu jornal, e, nos casos em que isso é possível e sempre que isso lhes compete, à Câmara Municipal e às Juntas de todas as Freguesias para a prestação de apoios mais amplos, mais regulares e mais consistentes.
Ademais, porque mais difícil do que salvar o jornalismo na era da desinformação, será salvar os jornais locais de todos aqueles que, no desempenho dos seus poderes públicos, ao contrário de ajudarem, possam estar a considerar desinteressante e dispensável a existência de qualquer meio de informação escrita, nomeadamente aquela, que, não obstante todas as dificuldades, continua a ser veiculada por este jornal.
Privacy Overview
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.