Pub

Quinta de Maderne
InícioDesportoTributo a Fernando Sampaio (1951-2022) – Histórico do Futebol de Felgueiras

Tributo a Fernando Sampaio (1951-2022) – Histórico do Futebol de Felgueiras

Desapareceu da vida terrena o conhecido Felgueirense Fernando Sampaio, um bom Felgueirista que continuará como merece na memória coletiva felgariana entre os conterrâneos que por sua vida pública da lei da morte se libertam.

Natural de Margaride, onde passou a infância pelos quadrantes ambientais do lugar do Pé do Monte, mas sempre que possível convivendo na baixa da vila de Felgueiras, viveu depois com mudança familiar em Lagares, até que por fim ficou a residir em Torrados, sua terra afetiva, onde repousa agora, enquanto sua alma se eleva ao Infinito celeste, em espirais de incenso da memória de quantos apreciaram e louvam seu Felgueirismo.

Nascido, a 1 de setembro de 1951, desde cedo viveu e acompanhou o seu e nosso Felgueiras, o clube de futebol representativo de Felgueiras, que mais tarde o mesmo veio a amparar em suas mãos. Enquanto sua vida se desenvolveu em diversos parâmetros e diversas cambiantes profissionais e afetivas. Sempre colocando o FC Felgueiras acima de tudo. Até que a falta de saúde o fez sair de cena, para agora desaparecer do mundo dos vivos, sem contudo o vencer. Sendo um dos que sua vida e obra faz interrogação à morte onde está sua vitória, quando tal glória será sempre que o FC Felgueiras 1932 faça lembrar os seus grandes mentores. Estando o Fernando Sampaio na galeria de honra do futebol de Felgueiras, na peugada de históricos dirigentes e colaboradores como Verdial Horácio de Moura, Adriano Sampaio e Castro, Dr. Machado de Matos, Joaquim Sampaio, Padre Hernâni Carvalho, Bertinho da Vitoreira, Fernando Paulino, Armindo Carvalho, Adriano Quintanilha, Álvaro Costa, Júlio Faria, Pedro Martins, Reinaldo Teixeira, etc. mais alguns dedicados entusiastas, como Arlindo Pinto, Eduardo Teixeira, Carlos Diogo, etc. etc. entre eternas dedicações que continuam a fazer história, proporcionando a continuidade do futebol em Felgueiras num elevado nível, à altura do bom nome de Felgueiras.

Sobre o Fernando Sampaio foi há tempos dedicado um artigo aqui no Semanário de Felgueiras, em crónica na normal colaboração do autor destas linhas, numa coluna publicada em janeiro de 2018, cuja memoranda peça que se tornou viral nas redes sociais (como agora se diz), por quanto teve acolhimento e divulgação entre adeptos da coisa pública felgueirense, causa que não é só política, mas também social, desportiva e humana. Acrescendo, porque o que aí foi inserto ficou reduzido, para não alongar o espaço jornalístico, algo mais depois teve sequência alargada no blogue pessoal “Longra Histórico-Literária”, onde, na primeira pessoa, dando voz ao próprio amigo Fernando Sampaio, se deixou exarada sua história de vida público-desportiva.

Há pessoas assim que ficam marcadas na memória de muita gente. O Fernando Sampaio, falecido no passado domingo, dia 2 de outubro, permanecerá na memória felgueirense.

Armando Pinto

Fotografia de Carlos Gonçalves

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas