Quinta de Maderne

Pub

Quinta de Maderne
InícioDesportoDia Mundial do Xadrez foi celebrado na Escola Secundária de Felgueiras

Dia Mundial do Xadrez foi celebrado na Escola Secundária de Felgueiras

Para celebrar o Dia Mundial de Xadrez, assinalado a 19 de novembro, data do nascimento de José Raúl Capablanca, a Federação Portuguesa de Xadrez associou-se ao Município e à Escola Secundária de Felgueiras, para a realização do Torneio Escolar do Tâmega e Sousa.

O evento contou com a participação de 50 jovens xadrezistas, alguns deles já com currículo de qualidade no xadrez federado.

No dia seguinte à realização do Campeonato Nacional de Semi-rápidas, que teve uma participação recorde três centenas de jogadores, a Escola Secundária voltou a ser a casa do xadrez, com 300 atletas do norte e sul de Portugal concentrados em Felgueiras.

Um fim de semana em cheio, para mostrar a pujança da modalidade a nível federado e a nível escolar.

O vencedor do Torneio Escolar do Tâmega e Sousa foi Tiago Frutuoso (AE D. António Ferreira Gomes/Penafiel), ele que é o campeão nacional da categoria de Sub-10.
Na classificação final ficaram em 1.º Tiago Frutuoso (AE D. António Ferreira Gomes/Penafiel) 6 pontos; 2.º César Pereira (AE De Fafe) 5,5 e 3.º Tomás Costa (Colégio Camões/Gondomar), 5 pontos.

As Semi-rápidas contam com um novo campeão nacional, o jovem mestre FIDE Gustavo Ribeiro (CA Téssera), após um concorrido torneio.

O jogador sanjoanense somou 8 pontos nas nove jornadas, os mesmos de Ricardo Marques (Xadrez Colégio Efanor), mas beneficiou de um melhor desempate para se sagrar campeão, um feito de realçar, pois Gustavo era o número 8 à partida.

O título de Gustavo Ribeiro começou a ser desenhado na ronda 8, quando subiu à primeira mesa para bater o mestre internacional e campeão da época passada André Sousa (Vitória SC). Com essa vitória o jovem Sub-16 do CA Téssera entrou na nona jornada isolado no comando, com 7,5 pontos, mas teve de sofrer para arrecadar um empate frente a João Romando (CX A2D), ainda assim suficiente para segurar o primeiro lugar.

O pódio ficou fechado com o mestre internacional José Francisco Veiga (Xadrez Colérgio Efanor), o primeiro dos sete jogadores que somaram 7,5 pontos, indica a Federação Portuguesa de Xadrez.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas