A campanha solidária para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual “Pirilampo Mágico” vai para a rua a partir de hoje e decorre até 2 de junho, informa fonte da organização.
A decorrer desde 1987, esta é uma das mais antigas e reputadas iniciativas de solidariedade realizadas em Portugal, salienta em comunicado a FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social.
Para além da angariação de fundos, a CPM tem por objetivo informar e sensibilizar a opinião pública para as questões da promoção dos direitos e dos desafios “que, apesar de alguns avanços, se colocam à plena inclusão das pessoas com deficiência” lê-se na nota.
Em Felgueiras, a campanha Pirilampo Mágico (CPM) será dinamizada pela CERCIFEL em diversas ações de rua, locais de comércio e em eventos culturais e sociais, adiantou ao SF fonte da direção.
Na quarta-feira, uma delegação da cooperativa deslocou-se a Lisboa para participar na abertura oficial da iniciativa, no Museu Nacional dos Coches e onde marcou presença o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Os bonecos podem ser adquiridos por 2,20 euros em escolas, ações de rua, quiosques, nos balcões do Banco Montepio e lojas Pingo Doce.
As receitas arrecadadas revertem a favor das cooperativas de solidariedade social e de organizações que, por todo o país, prestam serviços de suporte a milhares de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e suas famílias.