Os Bombeiros Voluntários de Felgueiras lançaram um apelo urgente à comunidade para encontrar dadores de medula óssea para auxiliar Hernâni Diogo, secretário adjunto da associação recentemente diagnosticado com leucemia.
“Ajude-nos, hoje somos nós a chamar. Um dos nossos precisa da vossa ajuda” começa por explicar o locutor de um vídeo produzido pela corporação e divulgado, esta semana, nas redes sociais.
Em declarações ao SF, o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras indicou que está confiante que a campanha, promovida junto de outras corporações, irá ter um resultado positivo.
“A única solução será o transplante e como não apareceu ainda um dador compatível nas plataformas, decidimos avançar com este vídeo, que será distribuído pelas corporações de bombeiros, nacionalmente” explicou Arnaldo Freitas.
O dirigente adiantou, ainda, que a associação humanitária está em conversações com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e outras entidades competentes para realizar, em setembro, uma campanha de recolha de sangue e de amostras, no quartel de Felgueiras, para encontrar dadores compatíveis para este caso, em específico.
A medula óssea é essencial para a produção de células sanguíneas saudáveis e um transplante pode ser a única esperança de cura para pacientes com leucemia. O processo para a doação começa pelo preenchimento de um questionário e, se for compatível, fazer uma pequena amostra de sangue.
Para ser considerado, o eventual dador terá que ter entre 18 e 45 anos, ser saudável, ter um peso mínimo de 50 quilogramas e nunca ter recebido transfusões de sangue desde 1980.
O Centro de Sangue e Transplantação do Porto, na Rua da Bolama n.º 133, está aberto de segunda a sábado, das 08h00 às 19h30.
Entretanto, os interessados em participar no processo de inscrição podem entrar em contacto diretamente com o IPST ou dirigir-se aos postos das brigadas móveis da entidade que, frequentemente, circulam pelos concelhos e freguesias, consultando o portal www.dador.pt.