A higiene das mãos é uma das medidas mais simples e mais efetivas na redução das infeções. É consensual que a transmissão de microrganismos entre as pessoas da comunidade através das mãos, é uma realidade incontornável, daí é relevante a importância da sua lavagem. Estamos todos cientes que as mãos são a estrutura do corpo mais utilizada no contato direto, por consequência são as responsáveis por constituir um veículo de transmissão de microrganismos.
Aliada à comemoração do DIA MUNDIAL DA HIGIENE das MÃOS gostaríamos de relembrar a importância da promoção do conhecimento e do desenvolvimento de competências da população sobre prevenção e controlo de infeção, incluindo a higiene das mãos.
A HIGIENE das MÃOS salva vidas, uma vez que quebra a cadeia de transmissão de microrganismos, desempenha assim um papel crucial na saúde e bem-estar da comunidade como um todo: Previne doenças contagiosas; Reduz surtos de doenças (ex: Covid 19); Protege grupos vulneráveis (ex: doentes, idosos e crianças); Cria uma cultura de prevenção e Reduz o impacto económico.
Como lavar as mãos?
Apenas demora cerca de 60 segundos para lavar as mãos corretamente. É o mesmo tempo que levamos a cantar “Parabéns a você” duas vezes seguidas.
Quando lavar as mãos?
Lavar as mãos deve fazer parte da rotina de todos nós, especialmente: Antes de comer ou manusear os alimentos; Após ter utilizado a casa-de-banho; Após assoar o nariz, tossir ou espirrar; Após tocar em animais ou nos seus dejetos; Após manusear resíduos; Após mudar fraldas; Antes e após tocar em doentes ou feridas; Antes e após visitar um doente (domicílio ou internamento em Unidade de Saúde).
Em suma, a higiene das mãos não é apenas uma questão individual, mas também uma responsabilidade compartilhada pela comunidade. Ao promover e praticar a higiene das mãos, todos contribuem para um ambiente mais saudável, seguro e resiliente para todos.
E você já higienizou as mãos?
Andrea Dias- Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação, coordenadora pedagógica da Pós Graduação em Prevenção e Controlo de Infeção da CESPU
Diana Leite- Enfermeira Especialista de Saúde Materna e Obstetrícia, com competência diferencia em Enfermagem em Prevenção e Controlo de Infeção