Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoGanhar na secretaria

Ganhar na secretaria

Este mês há eleições num dos maiores clubes portugueses, no FC Porto.

Ninguém fica indiferente, seja adepto de futebol ou não, seja ou não seja portista.

E as razões são várias, desde as polémicas notícias que deram a conhecer os graves episódios nas assembleias do clube.
Os casos de polícia e as detenções de figuras de relevo do clube e da claque.
A violência exercida e intimidação a André Villas Boas.
O facto de Pinto da Costa ser uma figura incontornável do futebol e do FC Porto, mas já conta 86 anos e 42 à frente do clube.
A falta de alternância na direção do clube.
E não menos relevante, o ato eleitoral em si.

Em Portugal, no ano em que se comemoram 50 anos de liberdade ainda é muito comum “ganhar na secretaria“.

A expressão, penso que muito utilizada no futebol é facilmente generalizada e em muitas instituições, clubes e afins. Há sempre quem prefira não ir “a jogo” e “ganhar na secretaria”.

É lamentável que este tipo de ação ainda leve a melhor, não se faça o escrutínio exigido, não se garanta a livre expressão, a defesa da honra, a cultura democrática que há 50 anos deveria ser praticada, mas que nos dias de hoje continua a ser posta em causa.

Ainda não se matam os adversários como se faz na Rússia, mas as maldades e violência utilizada é igualmente condenável.

O jornal não tem clube futebol e não tem partido político, pratica o seu estatuto editorial, é um órgão independente de qualquer tipo de poder económico o político e orienta-se pelo princípio da dignidade da pessoa humana e pelos valores da democracia da liberdade e do pluralismo.

Mas as pessoas tem a liberdade de fazer as suas escolhas e defende-las dentro dos limites da urbanidade e respeito pelos outros.

Como tal fui ouvir André Villas Boas, primeiro porque veio a Felgueiras e depois porque lhe reconheço uma grande coragem por defender um projeto para um dos maiores clubes de Portugal, contra o poder instalado.

Não deveria ser encarado como um ato de coragem, mas sim um ato normal em democracia e num país livre, mas não é, Portugal vive de compadrios, instituições fechadas em si mesmo, sociedades semi-secretas, pequenos grupos de “elite” que se apoderam das instituições como se fossem donos delas e criam um “sistema” blindado que não permite alternância, o contraditório.

Quem se habilitar a fazê-lo é aniquilado ou destruído.

Ouvi André Villas Boas numa sessão pacífica, civilizada e muito interessante.
Temo, como muitos, que o processo esteja viciado e que o resultado seja como muitos outros “ganhar na secretaria”. A ver vamos.

Tenho esperança que continuem aparecer os “Andrés Villas Boas” que existem, mas que são cilindrados, porque o país precisa de gente séria, competente, com convicções, sem medo de defender a correção de atitudes e ações e com capacidade de se submeter ao sufrágio.

Portugal não precisa só de políticos com idoneidade, com honra, com educação, com cultura democrática, que pratique a liberdade e não viole os direitos fundamentais.

Portugal precisa de pessoas assim em todo lado e em todas as instituições, a bem de todos nós e para que se cumpra abril.

Susana Faria

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas