Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoMais saúde, uma luta liberal

Mais saúde, uma luta liberal

A grande bandeira do programa eleitoral da Iniciativa Liberal de Felgueiras nas últimas autárquicas de 2021, passou pela criação de um seguro de saúde municipal para pessoas com baixos rendimentos.

Caminhamos a passos largos para 2024, e é evidente que o SNS é cada vez mais insuficiente às nossas necessidades, pois a oferta é inconstante (reduzida) e a qualidade dos serviços tende a piorar.

Colocaremos as ideologias de lado, porque não vale de nada erguer a mão com o punho cerrado e afirmar que o SNS é o melhor sistema de saúde do mundo, quando o modelo ideal de prestação de serviços de saúde passa pelas parcerias público-privadas. A cooperação faz a união, não o contrário.

Sobre a proposta da iniciativa liberal, como já explicado, a mesma não é original, e os bons exemplos devem ser replicados, e até melhorados. Refiro-me aos exemplos do que acontece no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, e mais recentemente no maior concelho do país, Lisboa, com o “Plano Lisboa +65”.

Sobre estes programas, a primeira proveniente de um executivo socialista, e a segunda de um executivo social-democrata, o que distingue a nossa proposta é a ambição da mesma, primeiro porque o foco principal são as pessoas de baixos rendimentos, e segundo porque não introduz o fator idade como critério eliminatório.

No entanto, qualquer pessoa, mesmo com elevados rendimentos, tem a possibilidade de escolher beneficiar do programa, mediante o pagamento de uma subscrição mensal. É necessário que a proposta seja reforçada na componente de acesso a cuidados de saúde mental, essenciais para a população de Felgueiras.

É importante sublinhar que o objetivo não passa pela rejeição do SNS, mas sim o seu complemento aos serviços privados de saúde já existentes. Trata-se de uma luta por mais saúde, por mais poder de escolha e justiça social.

Em Felgueiras, não podemos insistir na divisão das pessoas. Não existem cidadãos de primeira e cidadãos de segunda. Os residentes no concelho de Felgueiras não se podem sentir inferiores a quem já beneficia do subsistema da ADSE, ou a quem já tem acesso a um seguro de saúde privado.

Flávio Ventura

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas