Quinta de Maderne

Pub

Quinta de Maderne
InícioOpinião“Pela boca morre o peixe” - parte 3

“Pela boca morre o peixe” – parte 3

Como todos nós decerto já ouvimos “não me acontece a mim”, “eu fumo há 30 anos não é agora que deixarei de fumar”, “dói, mas passa” é sinal que estamos na posição de ouvinte.

Mas, e se a doença nos cair no prato? Lá teremos nós que ir de arrasto para uma panóplia de exames, análises, idas ao Hospital, pode ser necessário quimioterapia, radioterapia, etc.

Não de arrasto, mas por arrasto apresento alguns dados interessantes e ao mesmo tempo preocupantes.

Vejamos os dados recolhidos pela Direcção Geral de Saúde cruzados com o Pordata.

Na ARS-Norte (Administração Regional de Saúde do Norte) que compreende, grosso-modo, os distritos de Aveiro, Viseu, Bragança, Porto, Vila Real, Braga e Viana do Castelo, Felgueiras ocupa a 13ª posição de casos de Carcinoma Espinocelular da cavidade oral (cancro na boca) com 7 casos detectados entre 01/01/2014 e 31/12/2022, Vizela tinha 15 casos e Fafe tinha 20 casos.

Mas, se fizermos um cálculo do número de casos a dividir pela população… as coisas invertem-se: Felgueiras com 7 casos a dividir por cada 10.000 habitantes (hab.) passa da 13ª para a 5ª posição (7 casos em 55.849 hab.), e Vizela (3ª posição) com 15 casos a dividir por 24.035 hab., catapulta-se para a 1ª posição com mais casos por cada 10.000 hab. da ARSN.

Felgueiras, repito está na 5ª posição de casos de cancro detectados. Realço que detectados são os casos que são encontrados no rastreio, mas não sabemos ao certo quantos andarão por detectar…

Noutra doença como o Líquen Plano Oral (afecções dos tecidos moles da cavidade oral e de muito provável causa auto-imune) que se for descurada pode complicar-se, este cenário repete-se com Felgueiras empatado com Barcelos com 18 casos ambos. Só que… Barcelos tem 18 casos em 116.947 hab. e Felgueiras tem 18 casos em 55.849 habitantes.

São 18 casos, mas não é a mesma coisa por causa das diferenças da amostra.
Não é a mesma coisa ter 18 casos em aproximadamente 100.000 hab. ou ter 18 casos em aproximadamente 50.000 hab.

Nesta proporção, atrevo-me (sem rigor estatístico) dizer que Felgueiras está na 1ª posição com o “dobro” dos casos por amostra (mais uma vez sem rigor estatístico, mas ilustrativo)

Palavras para quê? Proteja-se, previna-se e cuide-se. Não descure a sua Saúde.
“Pela boca morre o peixe”…

Bruno Duarte Bessa, Médico-Dentista

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas