Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoMais de três décadas a prestar serviço público

Mais de três décadas a prestar serviço público

Informação, notícias e acontecimentos são as principais palavras que descrevem um jornal, na opinião das oito crianças que, em dia de aniversário o SF ouviu, num dia que também é delas.
Hoje, dia 1 de junho, dia mundial da criança, o Semanário de Felgueiras completa 33 anos. São mais de 1400 edições que lançamos ao longo deste tempo, nelas consta o que de relevante aconteceu em Felgueiras e os seus protagonistas. Mas não ficamos por aqui, contamos histórias passadas dos nossos, lançamos desafios para o futuro e demos espaço neste palco da comunidade para que muitos felgueirenses escrevam a sua opinião e tenham voz. É a liberdade de imprensa e de pensamento conquistada que deve continuar a ser defendida.

Hoje não somos apenas e só um jornal, hoje somos o único jornal em papel em Felgueiras, que sobrevive aos tempos digitais. Conscientes de que temos que ser “digitais”, porque o Semanário de Felgueiras é a referência da comunicação social na terra e fora dela.

Somos e tornamo-nos o quase único palco privilegiado para discussão e troca de ideias em torno de assuntos essenciais para o concelho. Mas não ignoramos a evolução das novas formas de comunicar e dos desafios do futuro, da era digital e até da inteligência artificial. Sabemos que vamos ter dificuldades em fazer com que um jovem de 20, 30 e até 40 anos procure um jornal para ler.

Nesta época em que se discute a inteligência artificial e se percebe que tem e vai continuar a ter um efeito transformador na nossa vida diária, em que estão a ser desenvolvidos potentes processadores que tratam a colossal informação acumulada na nuvem digital, não duvidamos que trarão grandes mudanças na nossa vida.

É uma revolução em curso, é um mundo novo que vai mexer com a vida, os saberes, a saúde, a cultura, a escola, a ciência, a paz e a guerra e desenvolve-se a velocidade que está fora de controle. É assim, que ao mesmo tempo que oferece progresso levanta um sem número de questões que vão desde a liberdade de informação à desinformação. E qual será o futuro? Como é que vai ser regulada e controlada esta revolução no saber?

São muitos desafios!

O SF está atento e vigilante e para acompanhar a evolução das novas formas de comunicar tem feito a aposta no digital e disponibilizado de forma gratuita os conteúdos no site: www.semanariofelgueiras.pt.

Preocupa-nos o estado do jornalismo, a realidade do momento e qual será o horizonte no futuro próximo. Mas sabemos que é essencial para que haja imprensa, a confiança, a diversidade de conteúdos e a independência, também a financeira.

Sabemos que muita coisa circula gratuitamente, mas nas nossas páginas temos a certeza que os factos contados são reais, sem qualquer enviesamento e os factos tratados de modo plural são com respeito por toda a diversidade, respeito por todos.

E sublinhamos, ainda, a nossa convicção, as pessoas devem sentir que para reforçarem a sua capacidade para tomada de decisão precisam ter acesso a informação fiável e, portanto, voluntariamente quererão pagar para aceder às notícias.

Circula muita desinformação como se fosse informação, existem muitos circuitos de desinformação através do modelo de funcionamento das redes sociais, ações de propaganda, que são perigosas. É preciso ter garantia na fiabilidade do que é publicado.
Quanto ao futuro a certeza é que continuaremos a dar notícias e que continuaremos com o papel, no digital e quiçá no áudio visual. Continuaremos a informar da melhor forma possível e contamos continuar a contar com a vossa confiança, o apoio e a colaboração de muitos felgueirenses.

O meu agradecimento a todos os leitores, assinantes, anunciantes e colaboradores que nos acompanham nesta caminhada. Um obrigada também aos muitos jovens que tem aceitado o desafio de escrever para que o concelho tenha acesso a mais informação, a temas mais diversificados e esteja informado para tomar melhores decisões na sua vida.

Juntos vamos continuar esta caminhada e continuaremos a defender o bem público que é o jornalismo.

Susana Faria

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas