Pub

Quinta de Maderne
InícioSociedadeConfraria promove Primeira Romaria de Santa Quitéria

Confraria promove Primeira Romaria de Santa Quitéria

Estivemos à conversa com o Juiz da Confraria de Santa Quitéria, José Carlos Barbosa

A Confraria do Imaculado Coração de Maria e Santa Quitéria vai realizar de 25 a 28 maio a Primeira Romaria em honra de Santa Quitéria.
Trata-se de uma iniciativa que vem substituir a festa na qual estava encaixada a peregrinação anual dos frágeis, cumprindo-se assim um dos principais objetivos da Confraria, que é tornar mais conhecida a Santa Quitéria cujo dia é celebrado liturgicamente a 22 de maio.
Esta Primeira Romaria vai ter como cabeça de cartaz a conhecida artista popular Cláudia Martins e Minhotos Marotos, que atuam na noite do dia 27 de maio. Também neste dia a dupla humorística Tó & Nando vão integrar o cartaz festivo.


Um despique de bombos com a participação de sete grupos vai trazer animação ao arraial no dia 26 de maio, sendo que a Romaria encerra no dia 28 com a atuação da Sociedade Filarmónica Vizelense.
Relativamente ao programa religioso, as tradicionais Novenas de Santa Quitéria vão realizar-se no dia 28 de maio, antes da missa solene às 11h00, estando prevista para a tarde deste dia a majestosa procissão em honra da santa.

A Mesa Administrativa da Confraria, eleita no passado mês de dezembro para o próximo triénio, já está no terreno a promover a recolha de donativos que vão permitir a realização da Romaria, a qual envolve trabalho significativo e um custo avultado.
Para o efeito os seus responsáveis estão a percorrer as freguesias e a visitar os comércios locais, no centro da cidade de Felgueiras, sendo que todos os intervenientes apresentam-se identificados com a opa da Confraria. Também está disponível um cofre no santuário para receber donativos.

RECOLHA DE DONATIVOS E RESTAURO DO CENTRO PASTORAL JOÃO PAULO II


No que se refere a obras, o restauro do Centro Pastoral João Paulo II, edifício onde há infiltrações de água, também vai acontecer brevemente, sendo que a obra está orçada num valor inicial de cerca de 7.000 euros. O reforço do sistema de vigilância do Santuário já está em fase de implementação para prevenir vandalismos.

À conversa com o Juiz da Confraria de Santa Quitéria, José Carlos Barbosa, o SF soube que é objetivo desta Mesa Administrativa, constituída por sete membros, dois dos quais suplentes, “voltar às origens, envolvendo as 32 freguesias do concelho que participaram na reconstrução do Santuário de Santa Quitéria”.

Para os próximos anos, a Romaria deverá integrar os andores das imagens dos padroeiros das 32 freguesias, fazendo jus ao espírito da Confraria que é promover a união e proporcionar boas condições de acolhimento a todos os que visitam o Santuário.
Brevemente será feita homenagem ao Reitor da Confraria, Padre José Maria Gomes Pereira e apresentado, em simultâneo, o livro da sua autoria intitulado “D. João V e a Fundação da Missão em Portugal”.

A longo prazo é objetivo desta Confraria promover o alargamento do Museu do Centro Pastoral João Paulo II, onde pode ser observado espólio de arte sacra que ao longo dos anos foi doado à Confraria em cumprimento de promessas dos devotos de Santa Quitéria.
De realçar ainda que o Plano de Atividades para este primeiro ano é ambicioso e tem como objetivo principal “propor, divulgar, promover, integrar e envolver todos quantos é possível, nesta caminhada de fé, sabendo que esta implica as mais diversas dificuldades.”, realçou o Juiz da Confraria, José Carlos Barbosa.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas