Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoPortugal, um país envelhecido. Como contrariar?

Portugal, um país envelhecido. Como contrariar?

É muito bom. Ser interrompida por um assinante, que pelo tom de voz, já não é novo, que nos liga preocupado para confirmar se o jornal recebeu o cheque que enviou para pagar a assinatura anual, é muito bom. Não pelo valor, mas pelo seu significado.

A informação que os jornais fazem chegar a uma parte grande da população é de extrema importância. O digital é e deverá ser um complemento à informação escrita do papel.

E é nossa responsabilidade, responsabilidade essa que deveria ser repartida pelo poder político, zelar e garantir que não acaba. Ouvir do mais alto representante do Município de Felgueiras que “não patrocina jornais que andam ao sabor daquilo que outros querem” é, no mínimo, condenável.
O SF não se demitirá desse dever. De informar.

E é por causa de telefonemas destes, de quem está longe, de quem não tem internet ou pura e simplesmente não aprendeu a utilizar, porque nasceu noutro tempo, que vamos continuar a existir. Obrigada Sr. Abílio. O SF deseja-lhe um excelente ano! É também por si que não vamos desistir.

Na próxima edição debruçar-me-ei sobre um tema que entendo essencial para todos, o envelhecimento da população, fenómeno que se agravou-se na última década e a reduzida taxa de natalidade.

Analisar a demografia do nosso país, do nosso concelho e pensar em respostas para o facto de os portugueses não quererem ter filhos, encontrar soluções que apoiem a natalidade, perceber a tendência na sociedade portuguesa, um país envelhecido que se deparará com fenómenos estruturais muito complexos.

Fica o desafio para os leitores que nos queiram enviar a sua opinião sobre este tema.

Como pode o concelho de Felgueiras contrair esta tendência? Que políticas ativas de apoio à natalidade podem ser executadas? Como aumentar a natalidade? Menos precaridade laboral, melhores salários, creches gratuitas, mais habitação, serão as soluções?
Não será este o maior desafio de Portugal? A perda de população devido à queda da natalidade? Como inverter a tendência?

Sabia que Portugal ocupa o quinto lugar dos países mais envelhecidos?
E Felgueiras?

Felgueiras perdeu 2.210 pessoas, entre 2011 e 2021. E o índice de envelhecimento é claro em relação à perda de juventude, em 2011, para cada 100 jovens havia 74 idosos (pessoas com mais de 65 anos) e em 2021, o índice passou a ser de 142 idosos para 100 jovens. Segundo as estatísticas da PORDATA.

Susana Faria

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas