Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoAnda a disfarçar a sua Saúde Mental?

Anda a disfarçar a sua Saúde Mental?

Estamos na época de máscaras e disfarces. Já alguma vez refletiu se também os usa na sua saúde mental?
Há várias formas de o fazer. Uma delas é preencher todos os minutos do seu dia, com trabalho, atividades, companhia, a fim de “não pensar”, evitar a todo o custo os seus pensamentos. E pode estar a questionar-se: “E qual é o problema disso? Não é bom evitar estes pensamentos?”. Temporariamente pode dar-lhe uma sensação de alívio, mas a longo prazo não os fará desaparecer e estará sempre a tentar “fugir”, o que não é saudável. Se enfrentar os seus pensamentos sozinho for esmagador e estiver a afetar significativamente a sua qualidade de vida, é indispensável procurar ajuda de um psicólogo.
“Mascarar” as suas emoções, ou em outras palavras, não expressar ou evitar demonstrar as suas emoções, também é um “disfarce” que pode estar a afetar a sua saúde mental. Termos a capacidade de reconhecer o que estamos a sentir, aceitarmos essas emoções como parte do processo que estamos a passar e conseguirmos regular da forma mais saudável possível as nossas emoções, é o “retirar a máscara” e conseguirmos ser tudo aquilo que sentimos sem autojulgamento.
Quantas vezes usa uma “máscara” ou mesmo um “disfarce” e não é o seu autêntico eu, de forma a ser aceite pelos outros, para não ser julgado ou porque acredita que os outros não gostarão de si exatamente por aquilo que é? A autoestima, o caminho para gostarmos de nós tal como somos, é um trabalho constante, mas é fundamental para uma maior qualidade de vida.
Use máscaras e disfarces, se gostar, no carnaval, mas não as use na sua saúde mental!

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas