Pub

Quinta de Maderne
InícioBusiness / EmpresasComo evitar o overtraining e preservar a saúde mental?

Como evitar o overtraining e preservar a saúde mental?

PUB

Todos ouvimos dizer que o exercício é saudável.
De facto, o exercício traz muitos benefícios desde que não se esforce tanto que o seu corpo e mente comecem a sofrer por causa disso.
Sim, o exercício é necessário, mas apenas com moderação. Quando sujeita o seu corpo a exercício frequente e intenso, pode entrar em overtraining.
Quando isso ocorre, indica que o seu corpo já treina em excesso e pode ficar afetado fisicamente e psicologicamente.
Com que frequência ocorre o overtraining? Pode acontecer se estiver a fazer exercício durante períodos significativos todos os dias sem muita consideração pela recuperação muscular.
Também é possível que não esteja a dar ao seu corpo os nutrientes suficientes que necessita para a manutenção do mesmo. O overtraining pode ser potencialmente prejudicial para a sua saúde e pode resultar em lesões se a tiver.
Para manter uma jornada saudável ao longo do seu processo de treino deve ter em atenção à sua alimentação para ingerir os nutrientes necessários para continuar a treinar e obter bons resultados.
Considerado o melhor site para comprar suplementos em Portugal por muitos atletas e desportistas, no Go Shape Nutrition encontra uma oferta muito alargada de suplementos alimentares e desportivos, para que, além de passar a ter uma alimentação mais equilibrada, possa atingir os objetivos aos quais se propôs.
Entenda mais acerca deste assunto e as consequências do overtraining para preservar a sua saúde física e mental.

Diminuição do desempenho


Poderá estar a treinar demasiado o seu corpo se fizer exercício físico durante inúmeras horas no ginásio, mas ainda assim assistir a um declínio no seu desempenho.
Da próxima vez que notar reações mais lentas ou um declínio na sua força e resistência, é muito claro que o seu corpo precisa de descansar.
Muitas pessoas acreditam que o caminho para alcançar melhores resultados é aumentar o número de horas de treino diárias, no entanto, a jornada para atingir os seus objetivos de fitness é muito mais complexa.
Deve ter em consideração que para atingir as suas metas deve respeitar as fases de treino e recuperação e o melhor a fazer é treinar um número de horas por dia razoáveis e respeitar os dias de descanso para a recuperação muscular.


Aumento do esforço durante os treinos


Quando sempre sentiu uma facilidade a treinar, mas começou de ver uma mudança no esforço necessário nos seus treinos, é muito provável que esteja em overtraining.
Exercícios simples não requerem apenas mais esforço, mas o seu ritmo cardíaco também pode ser aumentado constantemente.
É extremamente importante que ouça o seu corpo e perceba os alertas dos mesmos.
Quando estiver a treinar, esteja atento a mudanças no esforço necessário para realizar exercícios habituais e respeite a necessidade de realizar treinos menos intensos.


Fadiga excessiva


Ocasionalmente, após um treino, pode sentir-se mais cansado. Nesses dias, pode ter levantado pesos maiores ou esticado excessivamente as pernas.
Mas e se estiver a lidar frequentemente com estas sensações pós-treino? Isto indica que o seu corpo não teve tempo para se curar.
Além disso, se ignorar os sinais de aviso e continuar a treinar em excesso, o seu corpo começará a utilizar as suas próprias reservas de energia.


Insónia ou sono perturbado


É verdade que o exercício melhora a qualidade do sono, mas isto deixa de se verificar quando entra em overtraining.
As hormonas do stress são produzidas em excesso quando se entra em overtraining, o que pode perturbar o sono.


Perda de apetite


O overtraining, como anteriormente referido, pode ter um efeito nas suas hormonas, o que, pode ter um impacto no seu apetite.
A longo prazo, isto tem um impacto nas suas necessidades alimentares, porque pode nem sequer sentir fome. Tome nota disto e tome medidas assim que puder.
É importante que consuma alimentos que componham uma dieta equilibrada. Como já referido anteriormente, pode encontrar suplementos alimentares na loja de suplementos alimentares e desportivos, Go Shape Nutrition, que o ajudem a estabelecer melhores hábitos de alimentação.


Lesões crónicas


O seu corpo é mais propenso a lesões recorrentes quando os seus músculos e articulações estão sobrecarregados.
Se o desconforto persistir por mais de duas semanas, há uma boa possibilidade de que tenha entrado em overtraining. Tenha em atenção a como os seus músculos se sentem.


Conclusão
O exercício é sempre recomendado, mas apenas em moderação. Não se quer que algo benéfico acabe por lhe fazer mal.
Tenha cuidado, mova o seu corpo, mas não abuse dele. O overtraining é uma situação grave, por isso preste atenção ao seu corpo e se notar alguns dos sintomas acima mencionados tome medidas para não prejudicar o seu corpo e a sua saúde mental.
Conseguirá atingir objetivos mais rápidos se respeitar as necessidades do seu corpo, sejam elas alimentação, suplementação, descanso, gestão de intensidade e tempo de treino.

Publicidade

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas