Diana Moreira tem 30 anos e é natural de Margaride. Advogada de profissão, foi na Universidade Lusíada do Porto que começou o seu sonho e terminou com uma Pós-Graduação em Família e Sucessões na Universidade do Minho. Diz-se uma apaixonada por Direito Empresarial e vê nas suas cadelas, Suri e Molly, e nas viagens pelo mundo fora os seus melhores hobbies. Tem como lema da sua vida ficar onde se sente feliz.
1- Como foi a tua primeira experiência profissional?
Foi muito motivadora, queria fazer coisas, aprender, demonstrar trabalho, ter resultados. Além disso aprendi a valorizar a palavra ambição (no sentido mais positivo que possa existir) – querer ser mais e melhor, todos os dias.
2- Se pudesses voltar atrás, escolherias a mesma profissão?
Sim escolhia, tem sido muito desafiante e gratificante. Existem outras vertentes, que poderei desenvolver um dia, sem colocar em causa a minha profissão, nomeadamente o design, que sempre me suscitou interesse, porém, atualmente sinto-me realizada.
3- Quais as três palavras que melhor descrevem a tua vida?
Excluindo o trabalho, que ocupa uma parte importante do meu tempo, diria amor, viagens e família (e nesta última incluo os meus amigos mais próximos).
4- Qual a pessoa que mais te influenciou até hoje?
Pela sua força, a minha avó.
Pela coragem, os meus pais e os meus padrinhos.
5- Qual foi o momento mais gratificante que tiveste na vida?
Sem desvalorizar a agregação na Ordem dos Advogados, que foi uma felicidade enorme naquela fase, penso que o mais gratificante foi ter ganho o meu primeiro processo, porque foi o culminar de todo o esforço académico e pessoal, durante um grande período da minha vida.
6- Qual o momento mais difícil?
Felizmente nunca perdi ninguém próximo, que normalmente são os piores momentos. Contudo, existem fases da vida com diversos momentos difíceis que colocam à prova o nosso poder de superação. Eu passei por alguns mas não há nenhum que tenha um peso superior na minha vida.
7- Quais os teus pontos fortes?
Penso que os adjetivos que me definem melhor são: versatilidade, criatividade e determinação.
8- Quais os traços de personalidade que os outros identificam facilmente em ti?
Não é justo ser eu a responder a esta questão, no entanto, depois de ligar a 3 amigos e perguntar (risos), prevaleceram:
Proativa, altruísta e a Mulher dos 7 ofícios.
9- O que mais te dá energia e ânimo?
Ter objetivos. Ter sonhos. Ter metas.
Enquanto não as alcançar não paro.
10- Qual o teu lema de vida?
Onde fores feliz, fica.
11- Quais as maiores lições que aprendeste?
Perceber que tenho limites, que não consigo ser tudo e fazer tudo. Aprendi também a priorizar-me mais, pensar um pouco mais em mim.
12- O que mais valorizas nas pessoas?
Integridade e dedicação.
13- Quem te inspira e porquê?
O meu marido. Simplesmente por ser a pessoa mais segura e otimista do mundo.
14- O que menos gostas na sociedade?
O preconceito e desrespeito.
15- Se pudesses começar tudo de novo, o que farias de diferente?
Seria mais prudente e ponderada em alguns momentos da minha vida, embora tenha noção que, não o ser, faz parte da imaturidade da juventude e do processo de crescimento. De um modo geral sinto que estou a cumprir a minha missão.
16- Com que personalidade gostavas de jantar?
Num cenário impossível, com o Nelson Mandela. Num cenário atual, com o nosso Primeiro-Ministro – quem não tem uma conversa pendente com ele?
17- Como gostarias que as pessoas se lembrassem de ti?
Como alguém feliz que tenha vivido intensamente.
Elsa Ferreira