A Incontinência urinária é toda a perda involuntária de urina, pode acontecer com uma tosse, espirro, atividade física, pós-parto, ou por uma vontade urgente de urinar. Nunca deve ser considerada normal essa perda de urina.
Por acharem constrangedor ou por pensarem que é uma evolução natural da idade infelizmente as pessoas não relatam aos seus médicos, aos seus fisioterapeutas a presença desta doença, sofrendo em silêncio.
A Incontinência urinária leva a problemas sociais, psicológicos e de higiene, diminuindo a qualidade de vida e bem-estar. Estas perdas estão associadas a um enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico e/ou hiperatividade não controlada da bexiga.
Sabia que existe tratamento? Quando começam os sintomas, as perdas de urina esporádicas, deve procurar logo ajuda, quanto mais cedo começar o tratamento melhores serão os resultados.
A Fisioterapia Uroginecológica é uma especialidade da Fisioterapia que consiste na prevenção de disfunções e tratamento do pavimento pélvico.
A Fisioterapia procura restabelecer o funcionamento normal do pavimento pélvico, reeducando-o no sentido de resolver ou aliviar os sintomas associados à disfunção.
O pavimento pélvico é constituído por um conjunto de músculos, ligamentos e fáscias, localizados na parte inferior do abdômen, que servem de suporte (como rede de sustentação) a vários órgãos (bexiga, útero, vagina, reto). Estes músculos são responsáveis pelo controle da urina e fezes.
Um pavimento pélvico debilitado pode causar:
▪︎ perdas de urina – Incontinência urinária
▪︎ desconforto,
▪︎ dores pélvicas,
▪︎ dores lombares,
▪︎ alterações na função sexual,
▪︎ prolapsos (queda dos órgãos Intra abdominais).
A Fisioterapia Uroginecológica é muito procurada também no pós-parto, menopausa, ou em desportos de algum impacto, que podem causar disfunções nos músculos do pavimento pélvico.
Pavimento Pélvico forte, que sabe como e quando contrair e relaxar, traz benefícios imediatos e também, a longo prazo, para a saúde física e sexual da mulher.