Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoIncontinência urinária - O tabu da sociedade

Incontinência urinária – O tabu da sociedade

A Incontinência urinária é toda a perda involuntária de urina, pode acontecer com uma tosse, espirro, atividade física, pós-parto, ou por uma vontade urgente de urinar. Nunca deve ser considerada normal essa perda de urina.

Por acharem constrangedor ou por pensarem que é uma evolução natural da idade infelizmente as pessoas não relatam aos seus médicos, aos seus fisioterapeutas a presença desta doença, sofrendo em silêncio.

A Incontinência urinária leva a problemas sociais, psicológicos e de higiene, diminuindo a qualidade de vida e bem-estar. Estas perdas estão associadas a um enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico e/ou hiperatividade não controlada da bexiga.

Sabia que existe tratamento? Quando começam os sintomas, as perdas de urina esporádicas, deve procurar logo ajuda, quanto mais cedo começar o tratamento melhores serão os resultados.

A Fisioterapia Uroginecológica é uma especialidade da Fisioterapia que consiste na prevenção de disfunções e tratamento do pavimento pélvico.

A Fisioterapia procura restabelecer o funcionamento normal do pavimento pélvico, reeducando-o no sentido de resolver ou aliviar os sintomas associados à disfunção.

O pavimento pélvico é constituído por um conjunto de músculos, ligamentos e fáscias, localizados na parte inferior do abdômen, que servem de suporte (como rede de sustentação) a vários órgãos (bexiga, útero, vagina, reto). Estes músculos são responsáveis pelo controle da urina e fezes.

Um pavimento pélvico debilitado pode causar:

▪︎ perdas de urina – Incontinência urinária

▪︎ desconforto,

▪︎ dores pélvicas,

▪︎ dores lombares,

▪︎ alterações na função sexual,

▪︎ prolapsos (queda dos órgãos Intra abdominais).

A Fisioterapia Uroginecológica é muito procurada também no pós-parto, menopausa, ou em desportos de algum impacto, que podem causar disfunções nos músculos do pavimento pélvico.

Pavimento Pélvico forte, que sabe como e quando contrair e relaxar, traz benefícios imediatos e também, a longo prazo, para a saúde física e sexual da mulher.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas