Pub

Quinta de Maderne
InícioBusiness / EmpresasCrédito Pessoal: de que forma funciona o processo de solicitação e aceitação?

Crédito Pessoal: de que forma funciona o processo de solicitação e aceitação?

PUB

Quando o assunto é garantir um financiamento, a maioria dos portugueses confia a tarefa ao Crédito Pessoal, uma solução financeira que, de forma rápida e simples, lhes disponibiliza montantes que variam entre 5 mil e 75 mil euros para prazos de pagamento entre 24 e 84 meses.

A esta rapidez não será alheio o facto de há uns anos a esta parte, os bancos ou instituições de crédito terem digitalizado, por completo, todo o processo de análise, solicitação e aceitação do crédito pessoal tornando-o num verdadeiro crédito pessoal online, 100% digital.

Para além da rapidez, a digitalização do processo de solicitação e aceitação é também mais simples, uma vez que é menos burocrático do que o processo “tradicional” de ir a um balcão físico fazer o pedido.

Estas são algumas das vantagens de se pedir um crédito pessoal online, mas saberá como se processa todo o pedido de solicitação e aceitação do mesmo?

De forma a perceber como pode pedir um crédito pessoal online e como se processa a sua aceitação, tome nota do que temos para si.

Como funciona o processo de solicitação?

Como referimos, com a digitalização dos serviços bancários, pedir um crédito pessoal tornou-se ainda mais simples do que era.

O primeiro passo é abrir o browser/motor de pesquisa do seu PC, smartphone ou tablet e pesquisar por “crédito pessoal online”.

No seguimento desta ação ser-lhe-ão apresentados uma série de resultados para propostas de crédito pessoal online, mas atenção, antes de escolher verifique junto do Banco de Portugal se a entidade está autorizada a atuar em Portugal. Imagine agora que decidiu clicar na proposta de crédito pessoal do UNIBANCO, marca da UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A., com uma história de várias décadas no mercado financeiro português.

Após entrar na página, irá deparar-se com um simulador de crédito pessoal que lhe permitirá calcular os valores de mensalidade para empréstimos entre €5.000 e €75.000 cruzando-o com o prazo em que pretende fazê-lo (entre 24 e 84 meses) e as taxas de juro específicas para cada escolha.

No caso de a simulação for ao encontro daquilo que deseja e quiser contratar de imediato o crédito pessoal, basta-lhe clicar na barra “Peça Já” a partir da qual será reencaminhado para o preenchimento de um formulário online onde deve inserir os seus dados pessoais e os documentos solicitados e finalizar o seu pedido de crédito pessoal na hora.

Entre os documentos pedidos contam-se, normalmente, o:

– Últimos 3 recibos de vencimento;

– Comprovativo de morada;

– Comprovativo de NIB/IBAN.

Depois de feita a solicitação de crédito pessoal, o seu pedido segue para análise.

Como funciona o processo de aceitação?

Como já sublinhámos, o processo de aceitação é relativamente rápido e não levará muito tempo até ver o seu pedido analisado e receber uma resposta, mas o que é que os bancos ou instituições de crédito analisam?

A prioridade na análise de crédito pessoal por parte das instituições vai para a análise da capacidade, ou falta dela, do consumidor para cumprir com as obrigações decorrentes do crédito pessoal solicitado.

Para este efeito, os bancos/instituições de crédito irão analisar se o seu nome consta do Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, isto é, vão perceber se, em algum momento da sua vida, entrou em incumprimento para com as obrigações de pagamento de um crédito.

Para além disto, o banco terá em conta a sua taxa de esforço (Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100) para perceber que peso terá o novo crédito no seu orçamento e se este tem margem suficiente para acomodar o pagamento das prestações mensais.

Por isso, os bancos acabam por privilegiar uma taxa de esforço reduzida.

A estes dois fatores junta-se ainda a análise das suas fontes de rendimento e as do seu agregado familiar, elementos que servem de garantia para a instituição de crédito.

Não encontrando fatores de risco, a instituição de crédito dará o “sim” à sua solicitação de crédito fazendo com que o dinheiro entre na sua conta bancária até alguns dias úteis depois.

Publicidade

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas