Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoSopa da Pedra

Sopa da Pedra

Recentemente, a Câmara Municipal de Felgueiras concluiu mais uma obra pública, desta vez do lado direito do edifício do Paços do Concelho, a remodelação da Praça Vasco da Gama. Através de um investimento de, aproximadamente, 1,5 milhões de euros conseguimos a proeza de estender mais um tapete de pedra sem quaisquer espaços verdes. Vejamos pelo lado positivo, os custos de manutenção são baixos e não há despesas de jardinagem.

Outros exemplos de investimento em “pedra” ao longo dos últimos anos passam pelas obras de requalificação da parte sul da Praça da República e das duas principais vias de acesso à Praça (Avenida Agostinho Ribeiro e Avenida Doutor Ribeiro de Magalhães) que custaram, aproximadamente, 465 mil euros, as obras na rua Rebelo de Carvalho que custaram 380 mil euros ou a requalificação do centro da cidade da Lixa que custou 630 mil euros. Traduzindo-se em dinheiro gasto só na matéria-prima “pedra”, estima-se que todas estas obras tenham tido um custo de 1,8 milhões de euros, cerca de 60% do investimento total efetuado.

As opções de investimento público deste executivo têm-se focado essencialmente na requalificação de espaços públicos e de estradas, sobretudo no centro da cidade. Apesar de ser uma importante área de intervenção, a Câmara Municipal deveria garantir uma aplicação mais eficiente e diversificada dos recursos municipais. Reduzir impostos para aumentar a competitividade e atratividade do concelho, reformular a rede de transportes públicos que é atualmente muito limitada, melhorar as infraestruturas de saúde pública (especialmente os centros de saúde), investir mais na gestão e tratamento de água e na requalificação de condutas (estado de elevada degradação das condutas de água, levando a um grande desperdício), apoiar as famílias e empresas a ultrapassar o contexto de escalada dos preços (especialmente bens alimentares e energéticos), apoiar as freguesias menos desenvolvidas e promover a coesão municipal, aumentar a percentagem de alojamentos abrangidos pela rede de esgotos (bastante abaixo da média no país). Estes são apenas alguns exemplos onde parte do dinheiro investido nos projetos acima mencionados podia ter sido aplicado.

Obviamente que a cidade de Felgueiras precisa de investimento para se tornar mais dinâmica e atrativa. No entanto, esse investimento deveria fazer parte de uma visão estruturada e agregadora do concelho, visão essa que o atual executivo não tem. Em alternativa, é identificado um desleixo total pelas freguesias, preferência por “sopa de pedra” ou por quem cozinha, e um total descuido pelo verdadeiro bem-estar dos felgueirenses. Isto sempre acompanhado de uma falta de transparência a que já estamos habituados.

Flávio Ventura
Juliano Ventura

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas