Pub

Quinta de Maderne
InícioDestaquesCheque-dentista: como obter ajuda para tratamentos dentários

Cheque-dentista: como obter ajuda para tratamentos dentários

Cheque-dentista: como obter ajuda para tratamentos dentários

As doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais, constituem um importante problema de saúde pública, uma vez que afetam grande parte da população, influenciam os seus níveis de saúde, de bem-estar, de qualidade de vida e são vulneráveis a estratégias de intervenção conhecidas e comprovadamente eficientes.

Para além de uma alimentação equilibrada e de bons hábitos de higiene oral, consultar o médico dentista periodicamente é um hábito fundamental para proteger a sua saúde e evitar o aparecimento de doenças.

Ainda assim, o acesso a cuidados de saúde oral tem ainda, no nosso país, custos elevados para grande parte dos portugueses. Para colmatar esta necessidade, surgiu em 2009 o Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral (PNPSO) e no âmbito deste programa, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) passou a disponibilizar os cheques-dentista a grupos populacionais de particular vulnerabilidade.

O que são os cheques-dentista?

São guias que dão acesso a um conjunto de cuidados de medicina dentária.

Quem tem direito a cheques-dentista?

Atualmente, os grupos abrangidos pelo PNPSO são:

  • Crianças com idade inferior a 7 anos
  • Crianças de 7, 10, 13, 16 e 18 anos que frequentam o ensino público e privado e IPSS
  • Crianças de idades intermédias às citadas anteriormente (8, 9, 11, 12 e 14 anos)
  • Mulheres grávidas em vigilância pré-natal no SNS
  • Idosos beneficiários do Complemento Solidário que sejam utentes do SNS
  • Utentes portadores de VIH/SIDA
  • Utentes elegíveis para rastreio de cancro oral

Desde 2021, além dos jovens de 18 anos que já tenham beneficiado do programa e concluído o plano de tratamentos aos 16 anos, também os utentes infetados com VIH que já não façam tratamentos há mais de dois anos, passaram a ser beneficiários de dois cheques-dentista para um ciclo de tratamentos. Os cheques-dentista passaram a chegar também às crianças e jovens com necessidades especiais de saúde, nomeadamente portadores de doença mental, paralisia cerebral ou trissomia 21 que ainda não tenham sido abrangidos pelo programa.

A partir deste mês, crianças e jovens com 7, 10 e 13 anos, de escolas públicas e privadas, recebem o cheque-dentista através da escola. Contacte o professor titular/diretor de turma, se até final do 2º período não o tiver recebido.

Onde posso usar o cheque-dentista?

Em qualquer clínica com médico dentista que pertença a um grupo de médicos aderentes ao programa. Consulte a lista de médicos aderentes em www.saudeoral.min-saude.pt – Médicos Aderentes

A que tratamentos tenho direito?

Os tratamentos SÃO SEMPRE GRATUITOS e dependem da idade da criança e do diagnóstico efetuado pelo médico dentista. Os principais objetivos são o tratamento de cáries em dentes definitivos, a aplicação de selantes em dentes saudáveis, para além de outras medidas preventivas.

Caso NÃO UTILIZE o cheque-dentista durante o PERÍODO DE VALIDADE ou NÃO COMPLETE o PLANO DE TRATAMENTOS definido pelo médico dentista, NÃO PODERÁ RECEBER cheques-dentista em idades intermédias, emitidos no centro de saúde (aos 8, 11, 14, 16 e 18 anos). NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

Um Conselho da UCC Felgueiras.

Cláudia Pinto e Liliana Costa

Enfermeiras da UCC Felgueiras

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas