Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoAinda acreditamos?

Ainda acreditamos?

Após o discurso de tomada de posse, ficou claro que o executivo reeleito tinha delineado cumprir a construção do parque tecnológico do Alto das Barrancas, a rede de saneamento, a construção da variante de Cabeça de Porca e a modernização administrativa dos serviços públicos.

Um ano após as eleições autárquicas em Felgueiras, já começa a ser claro e notório o trabalho que o Sim Acredita – PS, Livre tem feito no nosso Concelho.

Ora vejamos:

A construção do parque tecnológico do Alto das Barrancas, finalmente, irá ser uma realidade, já há muito desejada por todos nós, felgueirenses. O que até à data era dúbio, na última assembleia municipal ficou claro e anunciado que o executivo vai dar preferência a empresas tecnológicas de mão de obra e trabalho qualificado, em detrimento da indústria monogâmica do calçado. Uma excelente notícia para todos os jovens qualificados que têm que ir trabalhar para outros Concelhos.

Após o primeiro anúncio por parte do SIM-ACREDITA PS/LIVRE, de que a obra da variante de Cabeça de Porca iria ser parcialmente custeada pelo município o que iria lesar em milhões de euros e prejudicar as contas camarárias foi, felizmente, conseguida a comparticipação de fundos comunitários europeus para esta obra.

O saneamento tem tido um enfoque especial por parte deste executivo. Constantemente, são anunciadas novas empreitadas e o alargamento da rede de saneamento. No entanto, se olharmos com atenção, quando o anterior executivo terminou o seu mandato em 2017, Felgueiras tinha uma cobertura de saneamento de cerca de 30% atualmente está perto apenas dos 40%. Tem sido pouco o esforço e muita a propaganda! Este executivo terá que se esforçar mais, uma vez que somos dos Concelhos com menor taxa de implementação de saneamento no país.

Sobre a modernização administrativa, esta ficou muito à quem das expectativas. Muito pouco foi feito e muito há para fazer, mas vamos aguardar para ver se surgem mais novidades, desenvolvimentos e orientações para a execução deste projeto ambicioso.

Com todos estes processos e empreitadas foram criadas as condições necessárias para ludibriar os felgueirenses que andam menos atentos às questões políticas e financeiras do nosso município. Não devemos cair no logro eleitoral e devemos fazer uma profunda e minuciosa introspeção.

Será política do SIM ACREDITA – PS, LIVRE: quem vier depois que feche a porta?


Ficou evidente na última análise à situação económica e financeira do Município que estamos a cair num precipício, atendendo que o passivo do município aumentou cerca de 50% relativamente ao ano de 2021, o rácio de endividamento aumentou de 9,3% para 13,61%. Para colocar a cereja no topo do bolo, as dívidas aos fornecedores aumentaram em 150%, o que se reflete num pagamento já superior a 5 meses após a aquisição do serviço. Um abismo financeiro que se não for travado poderá ser irreversível e prejudicará todas as novas gerações.

Ainda mais preocupante, que merecerá o acompanhamento e reflexão de todos nós felgueirenses, são os casos judiciais com pouca exposição e com falta de escrutínio, como é o caso do processo do “Higino Pinheiro e as 16 Obras Fantasma” e o pagamento aos advogados do processo “Saco Azul”. Dois processos geridos com dois pesos e duas medidas que vão hipotecar cerca de 8 Milhões de euros aos cofres Municipais.Este município não pode ser gerido como uma “Oficina de Belas Artes”, pois com a confrontação de factos conseguimos perceber que nós felgueirenses estamos a comer uma maçã envenenada. Com as prestações dos cerca de 30 empréstimos da linhas BEI a “bater à porta” e a transferência de competências para os municípios, que até à data tem sido um fiasco, uma vez que o dinheiro mostra-se insuficiente para as necessidades do município. E claro, como se ainda não bastasse, a revisão de preço das empreitadas devido à inflação.
Não estará na altura de repensar como estamos a gerir o nosso Município de Felgueiras?

Eduardo Teixeira Silva, Politólogo

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas