O Conservatório de Música de Felgueiras promove de 22 de outubro a 5 de novembro uma nova edição do Ciclo Internacional de Concertos de Órgão (CICO).
Para a abertura, no dia 22 de outubro pelas 22 horas, está agendado um concerto inédito que decorrerá na Cooperativa Terras de Felgueiras pelo projeto In Vino Musica com o organista Ricardo Toste, numa fusão do vinho e da música.
Esta iniciativa, segundo Tiago Abreu, Diretor do Conservatório de Música de Felgueiras, “surgiu para aproveitar o património histórico e cultural do concelho de Felgueiras onde existem três órgãos de tubos completamente operacionais em Pombeiro, Sendim e Caramos”.
Durante este ciclo de concertos de órgão estarão presentes músicos internacionais e nacionais, tendo como figura maior o organista Sean Maxwell, ao qual se juntam João Santos, Bruno Teixeira que será acompanhado pelo Ensemble Fonseca Moreira, o Coro Madrigal e a Orquestra António Fragoso.
Os concertos acontecerão além da Cooperativa Terras de Felgueiras, na Igreja Matriz de Margaride, no Mosteiro de Pombeiro, e nas Igrejas de Caramos e Sendim.
Tiago Abreu, considera que um dos desafios com que os músicos têm que lidar é “adaptar o repertório e os músicos ao local onde irão tocar, porque é diferente tocar em Pombeiro ou em Sendim”