Já no meu último editorial escrevia sobre os jornais locais, a sua importância e os desafios para o futuro. Hoje, volto ao mesmo tema.
A informação é vital, não me canso de dizer isto, mas apesar do acesso à mesma ser muito mais fácil e rápido, não significa que a população esteja melhor e mais informada que estava no passado.
Arrisco a dizer, que está menos. Lê menos, aprofunda menos os temas, sabe menos de tudo… mas tem exatamente a sensação contrária, que tem mais e melhor informação que tinha no passado, mas apenas tem mais acesso a ela, porque na realidade em muitas ocasiões apenas lê títulos, manchetes e leads.
O mundo mudou rapidíssimo, a forma de comunicar e informar também mudou e os jornais também terão que mudar se quiserem sobreviver.
A falta de hábitos de leitura dos mais jovens e o seu alheamento e afastamento face aos jornais é uma realidade indesmentível.
A dificuldade na produção de conteúdos, na contratação e formação especifica dos jovens futuros jornalistas criam problemas à comunicação social em geral, mas muito particularmente à imprensa escrita.
Este cenário tem vindo a agravar-se, primeiro com a crise da troika, depois com a crise da pandemia e agora com as graves consequências económicas e financeiras que esta guerra na Ucrânia irá causar nas empresas e famílias portuguesas.
Setembro, mês de recomeços, de desafios!
A viabilidade dos meios de comunicação social é um problema com que se debate a grande maioria dos jornais locais e também o Semanário de Felgueiras.
Obriga-nos a pensar em alternativas, em parcerias e em soluções que nos permitam continuar a informar a população de Felgueiras com seriedade, credibilidade, confiança e rigor.
É, portanto, obrigatório inovar, ter um jornal mais ativo e com capacidade de se readaptar à evolução dos tempos, da tecnologia e dos novos leitores.
Vamos unir esforços para manter o formato original em papel, reforçar o digital e investir na multimédia, criando novos espaços com programas que debatam temas fundamentais no contributo para uma democracia mais forte.
Sim! Setembro, mês de recomeços para o Semanário de Felgueiras!
Uma lufada de novidades no formato papel e novos parceiros na inovação e na transformação digital, na multimédia para que se vingue no longo prazo com o mesmo propósito: informar!
Todos os que entendam associar-se a esta parceria de informação serão bem-vindos, terão oportunidade de apoiar e contribuir para a liberdade de imprensa e o pluralismo, que estão ameaçados nesta nova era de informação.
Todos tem um papel na democracia e na liberdade de imprensa. Não abdique do seu!