Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoGUERRA, FUTEBOL E VACINAÇÃO – AS VITÓRIAS DO LADÁRIO

GUERRA, FUTEBOL E VACINAÇÃO – AS VITÓRIAS DO LADÁRIO

Em 1961 erguia-se no alto do Ladário, a Casa do Povo da Lixa. Uma das pessoas que deitou mãos à obra para que a obra nascesse, chama-se Armando Marinho, tem quase 93 anos e é o meu avô.

Muitos anos depois da sua inauguração (mas também há muitos anos atrás), a Casa do Povo era local de visita semanal, quando eu e os meus colegas da escola primária subíamos em fila o Ladário, para praticarmos exercício físico. Era um dos momentos mais aguardados da semana e lembro-me do orgulho que sentia pelo facto do meu avô ter participado na criação de um espaço tão importante.

Para além das atividades desportivas que este pavilhão proporciona, ao longo dos tempos, a Casa do Povo da Lixa tornou-se responsável, entre outros serviços, por um centro de dia, um lar de idosos e uma loja solidária.

Passaram-se provavelmente duas décadas desde a última vez que pisei neste ginásio. Fi-lo novamente há 2 semanas, quando as suas portas se abriram como Centro de Vacinação Covid 19. Desde o início da vacinação, considerei que este seria um dos melhores locais do concelho para esta finalidade. Se há trinta anos os meus olhos o viam como um espaço enorme para correr, agora observam a sua área como a ideal pela boa capacidade de concentração dos recursos humanos e dos recursos materiais, garantindo os circuitos adequados para a vacinação em massa.

E no meio deste circuito de vacinação, nesta sequência de tantos rostos continuada, dei por mim a pensar que talvez nos próximos meses, pisem aquele chão tantas ou ainda mais pessoas, do que as que o pisaram nestes 60 anos de existência.

Acredito que quando terminar a sua função como espaço de vacinação, verei novamente as suas luzes à noite ligadas, para mais um jogo de futebol de salão, para outros circuitos e outras vitórias. Nesse dia, concluirei que seja na guerra civil do século XIX, na vacinação do século XXI ou no futebol que atravessa os tempos, o Ladário é um alto de vitórias.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas