E por falar em Turismo em Portugal… A propósito do novo hashtag (expressão usada nas redes sociais para organizar a informação) usado pelo Governo”#TuPodes, VisitaPortugal”, e se Felgueiras aproveitasse a “onda” e pensasse em lançar uma campanha turística virada para os portugueses para que visitem Felgueiras? Não será por acaso que se têm lançado campanhas de promoção turística nas mais variadas organizações nos dias que correm.
É que o momento obriga a agir, primeiro projectar e depois actuar. É nestes momentos que os mais originais singram e têm sucesso. Sabemos de antemão que não temos o Património mundial da paisagem do Douro, não temos a Casa da Música do Porto, não temos o Santuário do Bom Jesus de Braga, não temos o rio Tâmega de Amarante, nem o Castelo de Guimarães, mas estamos tão perto de todos eles! Temos um património monumental rico, apesar de pouco promovido.
É verdade que o Mosteiro de Pombeiro, a Igreja de Airães, de Sousa, do Unhão, de Vila Verde e até a Igreja velha de S. Cristovão de Lordelo integram a Rota do Românico do Vale do Sousa, mas falta criar uma dinâmica, inventar uma “história” para que nos visitem, no sentido de dinamizar o setor da restauração, da hotelaria, dos alojamentos locais, do turismo rural. Felgueiras tem muito.
Tem gastronomia, tem vinho, tem pão-de-ló, tem artesanato, tem tradição, tem lendas, tem festas populares e religiosas, tem gente que sabe receber bem. É o momento de as pessoas se associarem e criarem um género de fórum estratégico para o turismo em Felgueiras, no sentido de desafiar os vários agentes económicos a pensar a “Felgueiras turística”, focada numa estratégia global de comunicação e divulgação da nossa Terra e dos nossos saberes.
Quando digo global, penso numa estratégia bem delineada e com acções interligadas, uma verdadeira campanha de atracção de visitantes a Felgueiras, com uma aposta forte na sua projecção a nível nacional.