Três homens, com idades entre 26 e 36 anos, foram detidos ontem por furto qualificado no distrito do Porto, anunciou o Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Felgueiras.
Os suspeitos, que estavam sob investigação há cerca de seis meses, são acusados de cometer furtos em locais em construção durante a noite, tendo como alvo artigos e ferramentas de construção civil, que posteriormente eram vendidos a baixo custo.
Os três homens estão indiciados pela prática de 13 furtos qualificados e cinco furtos simples, ocorridos em localidades dos concelhos de Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira. Foi ainda possível identificar três recetores do material furtado.
Na sequência da ação policial, foram apreendidos diversos materiais, incluindo quatro veículos, 120 doses de haxixe, 117 packs de placas de isolamento, 97 calhas fibradas, 62 painéis de confrangem, 38 mesas de andaimes completas, 215 sacos de argamassa de capoto e cimento, vários rolos de materiais de isolamento, e várias máquinas elétricas e ferramentas diversas.
Segundo a GNR, operação não só permitiu a recuperação dos bens furtados, mas também contribuiu para restabelecer o sentimento de segurança junto dos cidadãos nas zonas e locais onde ocorriam estes ilícitos, que causavam elevados prejuízos e atrasos na execução das obras alvo de furto.
Os três detidos, um dos quais com antecedentes criminais por crimes da mesma natureza, foram presentes no Tribunal Judicial de Penafiel.