Os eleitores que se encontrem numa situação de mobilidade no dia da realização das próximas eleições ao Parlamento Europeu, marcadas para 9 de junho, devem registar a sua intenção em votar antecipadamente junto da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), entre 26 e 30 de maio próximos.
O requerimento pode ser enviado por carta, que deverá dar entrada no SGMAI até dia 30 de maio.
Em alternativa, o pedido pode ser realizado eletronicamente, através do portal https://www.votoantecipado.pt/, entre os dias 26 e 30 de maio.
Os interessados em votar antecipadamente devem indicar os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, morada, mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretende exercer o direito de voto e endereço de correio eletrónico ou contacto telefónico.
Os cidadãos assim inscritos devem apresentar-se no dia 2 de junho na mesa de voto por si escolhida (em qualquer município do país), apresentando o seu documento de identificação e indicando a freguesia de inscrição no recenseamento eleitoral.
Por seu lado, os cidadãos recenseados no território nacional e deslocados no estrangeiro
no dia da eleição podem também exercer o seu direito ao voto antecipado, entre os dias 28 e 30 de maio, nas secções consulares das embaixadas, consulados ou delegações externas das instituições públicas portuguesas previamente definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Para mais informações, consultar o portal da Comissão Nacional de Eleições (CNE)
Voto antecipado em mobilidade
Voto antecipado em mobilidade no estrangeiro
Locais de voto antecipado no estrangeiro