A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou a assinatura do Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental da nova Linha do Vale do Sousa.
A informação foi publicada no portal de contratação pública Base, onde é mencionada a adjudicação da realização dos estudos na Linha do Vale do Sousa ao consórcio Tecnofisil – Consultores de Engenharia e ao Prof. Edgar Cardoso – Engenhariam Laboratório de Estruturas, por um valor de 357,8 mil euros.
O contrato foi assinado, na passada quarta-feira, depois do concurso público ter sido lançado em julho do ano passado. O prazo para o término da execução dos trabalhos aponta para 285 dias, ou seja, no final de novembro de 2024.
O projeto da Linha do Vale do Sousa pressupõe a ligação entre Valongo (através da Linha do Douro) e Felgueiras, numa extensão de 38 quilómetros, e conta com passagens por Paredes, Paços de Ferreira e Lousada.
Existe também a possibilidade de uma extensão da linha a Amarante e, posterior, fecho do anel com a Linha do Douro, mediante a ativação da Linha do Tâmega, entre Amarante e a Livração, encerrada em março de 2009.
Cristina Borges