Já são conhecidos os felgueirenses que integram as listas de candidatos a deputados às eleições legislativas pelo círculo eleitoral do Porto.
Recorde-se que no ultimo mandato, Felgueiras tinha 2 deputados na Assembleia da Republica, o social democrata Pedro Melo Lopes e o socialista António Faria.
António Faria que era o 22º na lista do PS pelo círculo do Porto em janeiro de 2022, onde elegeram 19 deputados, assumiu o seu lugar de deputado mais tarde, em março, quando 3 dos deputados que seguiam nos lugares acima foram chamados por António Costa para ocuparem lugares de secretários de Estado no XXIII Governo Constitucional.
António Faria, surge agora nas listas socialistas pelo distrito do Porto no 19º lugar, tendo subido 3 lugares. Se o PS no distrito mantiver a votação de 42,53% de 2022, e o PS eleger o mesmo número de deputados, António Faria voltará a ser eleito nas próximas eleições de 10 de março. Ou mesmo que o PS tenha uma menor votação, mas consiga formar governo, António Faria volta a ter grande possibilidade de regressar ao parlamento e assumir o seu lugar na Assembleia da republica, tendo em conta que voltarão a ser chamados elementos para integrar o novo Governo.
Em declarações ao SF, António Faria diz que é uma enorme satisfação poder continuar a representar o PS e o País. “Nunca é fácil fazer listas, pois sabemos que nunca iremos agradar a todas as pessoas. O Distrito do Porto tem 18 concelhos e sabemos que todos gostariam de ter um representante na lista de deputados. Acho que o meu lugar dignifica Felgueiras pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo PS Felgueiras” revela.
Já o atual deputado do PSD e presidente da Comissão Política Concelhia do partido passa a ocupar o 21º lugar nas listas de candidatos a deputados do partido social democrata pelo círculo eleitoral do Porto às eleições de 10 de março e estará por isso fora dos lugares elegíveis.
Recorde-se que nas eleições legislativas de 30 de janeiro de 2022, Pedro Lopes foi eleito deputado, mas ocupava o 9º lugar nas listas a deputados do PSD, ano em que o partido elegeu 14 deputados pelo distrito do Porto.
O SF tentou obter reações do presidente da concelhia do PSD Felgueiras, mas sem sucesso.
No entanto, a 15 de janeiro, logo após serem conhecidas as listas do PSD, Pedro Lopes faz uma publicação na sua página de Facebook expressando o seu desagrado com o seu lugar na lista, “a direção do PSD decidiu abdicar da minha participação como deputado na Assembleia da República relegando-me para um lugar claramente não elegível. Deixo a vida pública de consciência tranquila porque dei o meu melhor pelo país e pelo partido. Obrigado a todos os que me apoiaram nesta curta caminhada. Foi uma honra!” pode ler-se.
Assim, pela análise das sondagens mais recentes, Felgueiras pode vir a perder nas próximas legislativas, os dois deputados felgueirenses que tinham assento na Assembleia da República.
Mas Felgueiras tem mais representação nas listas de candidatos a deputados nas próximas eleições legislativas.
Na Iniciativa Liberal, Tiago Vieira volta a constar, surge no 28º lugar. Segundo o médico felgueirense “o socialismo gera pobreza e esse tem sido o problema de Portugal nas últimas décadas. Para que as condições de vida dos portugueses melhorem é necessário promover crescimento económico, o que só é possível com mais liberalismo”. E referiu ao SF que “é essencial reduzir a carga fiscal e conceder liberdade de escolha e igualdade de oportunidades, por exemplo na saúde e na educação”.
Tiago Vieira conta-nos que é por este motivo que é candidato a Deputado pela Iniciativa Liberal. E defende que “um aumento do número de Deputados liberais no Parlamento será determinante para que Portugal inicie um novo ciclo de prosperidade”.
Sónia Monteiro, Coordenadora da Concelhia do Chega Felgueiras está no 6º lugar na lista do Chega pelo distrito do Porto. Em 2022 era 20º na lista do partido, que nesse ano elegeu dois deputados, mas a expetativa do Chega é que venha a subir bastante a votação e consiga eleger 5 a 6 deputados, segundo as últimas sondagens nacionais.
A Coordenadora diz ser um orgulho pertencer à lista e fá-lo “pelos meus filhos e por todos os jovens, para que não tenham de imigrar para obter uma vida melhor”.
E o felgueirense Délio Pinto Lopes é o cabeça de lista e mandatário do Nós Cidadãos pelo círculo eleitoral de Braga nas Legislativas. O SF sabe que o Coordenador em Felgueiras do Nós Cidadãos, partido fundado em 2015, aceitou o desafio deste movimento de cidadãos.