Pub

Quinta de Maderne
InícioCulturaLi & Gosto - Bárbara Teixeira Escola Básica e Secundária Dr. Machado...

Li & Gosto – Bárbara Teixeira Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos

Olá. Sou a Bárbara Teixeira, aluna do 8.º A1 e frequento a Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos em Felgueiras.
Vou falar do livro, Os livros que devoraram o meu pai de Afonso da Cruz no âmbito da atividade “Li e gostei”, organizada pela Rede de Bibliotecas de Felgueiras

Os livros que devoraram o meu pai, de Afonso Cruz

Os livros que devoraram o meu pai, de Afonso Cruz conta a história de Elias Bonfim, um rapaz de doze anos que descobre que o seu pai, Vivaldo Bonfim, tinha uma paixão inesgotável por livros e os levava e lia às escondidas no seu local de trabalho, não tinha morrido, mas havia desaparecido quando lia A Ilha do Doutor Moreau, de H.G Wells.
Após a “morte” do seu pai, a avó dá-lhe a chave da biblioteca e ele mergulha nas mais fantásticas histórias, na tentativa de encontrar o seu progenitor, ao mesmo tempo que vai contando um pouco da sua vida.
Elias era um bom aluno e tinha dois amigos na turma: Beatriz, por quem estava apaixonado e Bombo, o seu melhor amigo, que era diabético, obeso e alvo de troça por parte dos seus colegas, exceto de Elias.
Já “dentro” dos livros, Elias fala com os personagens e pergunta pelo seu pai, apercebendo-se que o Dr. Zirkov de A ilha do Doutor Moreau, Raskolnikov de Crime e Castigo e Mr. Hyde de O Médico e o Monstro, estavam ligados, visto que todas as personagens queriam livrar-se da culpa que sentiam pelo que tinham feito no passado.
Enquanto isso, no mundo real, Elias após ter visto Beatriz beijar Bombo, trata o seu amigo muito mal e este desesperado, come muitos doces, entra em coma e acaba por morrer.
Por fim, Elias percebe os erros que cometera, tendo que viver com a sua culpa.
A minha opinião:
Na minha opinião, é um livro muito interessante e com ele a minha imaginação foi levada ao limite. Algo que nunca me tinha acontecido até então.
A meu ver, é um livro feito para os “amantes” da leitura, não só porque fala sobre os mais diversos temas, mas também porque é muito fácil perdermo-nos na leitura. Eu por exemplo, imaginava como é que me sentiria no meio de todas aquelas personagens.
Assim, as partes que mais me marcaram foram, sem dúvida, quando Elias leu o livro Crime e Castigo, onde fala com a personagem principal Raskolnikov, que assassinou uma pessoa, embora fosse com boa intenção. No entanto, arrependido do que fez, matava mais pessoas na intenção de aliviar a culpa e o final, porque não estava à espera que tivesse um fim tão trágico.
O livro aborda temas bastante importantes, como: o bullying e as suas consequências, a culpa, o bem e o mal.
Para concluir, quero apenas referir que gostei bastante desta leitura, e passou a ser uma das minhas favoritas.
Aluna: Bárbara Peixoto Teixeira, Turma 8.º A1, N.º 1

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas