Sandra Gil, uma jovem de 16 anos que iniciou o seu percurso no futebol em 2017, com 10 anos. No mesmo ano, o CRCD Varziela retomou a sua formação e, por incentivo do Mister Jorge Barbosa, Sandra começou a jogar futebol. “Conhecia o Mister Jorge desde pequena, tínhamos uma amizade grande e sempre o vi como um segundo pai. Foi o primeiro a acreditar em mim, nunca desistiu de mim… Ajudou-me e continua a ajudar a ser cada vez melhor.”
Sandra fez formação no Varziela até aos Sub-15 e, no seu último ano, foi convocada para integrar a Seleção Distrital do Porto. “Participei em torneios interassociações e, nesse mesmo ano, fui convidada a fazer um treino no Benfica”. Na época 2022/2023 aceitou o convite por parte do Rio Tinto para integrar a equipa Sénior. “Ficamos em segundo lugar na taça de promoção feminina e conseguimos o terceiro lugar na nossa série”. Atualmente, Sandra mantém-se no mesmo clube, por opção, jogando pela equipa sénior e Sub-19, disputando o campeonato nacional.
O caminho pelo mundo do futebol continuou, tendo recentemente realizado “um sonho” e “o patamar tão desejado”. Surge a convocatória para a seleção nacional sub-17 e, ainda, a participação num estágio de preparação para o apuramento do europeu 2024.
A felgueirense foi convocada, novamente, para estágio na seleção nacional de futebol feminino, a decorrer de 4 a 6 de dezembro.
“O meu objetivo é fazer carreira no futebol, evoluir enquanto jogadora, ser cada dia melhor para dar continuidade a este sonho. Mas, o futebol feminino ainda não está muito desenvolvido, apesar de vir a melhorar bastante”, admite Sandra ao Jornal Semanário de Felgueiras. A jovem tem, além do sonho, aquele que considera ser o plano B. “Sou muito organizada e tento que o futebol não afete a minha rentabilidade escolar”. Frequenta o 11º ano do curso de economia e confessa que tem a visão de que o seu
futuro “poderá passar pelos números” e pela conciliação entre “estas duas paixões”.
Sandra Gil usa a estratégia dentro e fora de campo: “Para que nada corra mal, penso sempre que há tempo para tudo e tento ser muito pragmática e metódica”.
Ana Carolina Dias