A data foi fundada pela FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação e celebra-se a 16 de outubro. “Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás” é o tema de 2023.
O Dia Mundial da Alimentação tem como missão sensibilizar sobre os níveis de nutrição, qualidade de vida e desperdício alimentar. O mote de 2023 é especialmente dedicado à importância da água como um recurso vital. “É essencial não ver a água como garantida e começar a melhorar a forma como a usamos nas nossas vidas quotidianas.”, lê-se no site do Turismo de Portugal.
O tema deste ano visa chamar a atenção sobre a importância do recurso finito que é a água e fazer repensar o uso dela na produção de alimentos.
“Todos nós, com hábitos saudáveis (tanto alimentares como de exercício físico) podemos fazer a diferença, devemos escolher alimentos locais, sazonais e frescos, devemos planear as refeições e reaproveitar as sobras em novas receitas, reduzindo assim desperdício de alimentos e de água”, referiu ao jornal Semanário de Felgueiras a nutricionista Paula Pinto (Elite Private Fitness Studio).
Com apenas 3% de água doce disponível, é fundamental fazer-se uma gestão inteligente. A agricultura usa 72% dessa água, e muitos sofrem com a escassez, segundo dados da FAO.
“Nós somos água e precisamos dela para sobreviver”, expressou a nutricionista.
Ana Carolina Dias