Felgueiras está prestes a passar por uma transformação económica significativa com a chegada da empresa multinacional Somfy, líder mundial em sistemas de controlo de abertura e fecho automático em casas e edifícios.
Como já é do conhecimento público esta empresa irá instalar-se na nova Zona Industrial do Alto das Barrancas, com a previsão de criar até 800 novos postos de trabalho no concelho de Felgueiras.
Poderemos então perguntar-nos qual a importância da fixação de grandes multinacionais no nosso concelho?
Uma das respostas obvias prende-se com o aumento da oferta de emprego, mas não só.
Para além dos benefícios econômicos imediatos deste tipo de investimentos, eles representam também um passo importante na direção da diversificação industrial do nosso tecido empresarial.
O facto de Felgueiras ser historicamente reconhecida pela sua forte indústria do calçado, e por este ser praticamente uma monoindústria, faz com que em períodos de crise, como a que o setor do calçado atravessa, tenha um impacto direto muito profundo no setor e nos milhares de famílias afetadas, que vêm o seu rendimento reduzido.
A captação deste tipo de investimentos, alavanca a nossa economia local e contribui para a diversificação da oferta de emprego traduzindo-se numa maior resiliência económica deixando a indústria de estar dependente de apenas um setor.
Podemos certamente afirmar que a disponibilização de empregos altamente especializados no concelho contribuirão para a atração e fixação de trabalhadores altamente especializados.
Hoje em dia, muitos felgueirenses com formação superior vêm-se obrigados a procurarem ofertas de trabalho fora do concelho devido à falta de ofertas de emprego diversificadas.
A presença de empresas multinacionais, que atuem em diferentes setores, podem tornar Felgueiras num local altamente atrativo para profissionais qualificados.
Podendo tirar partido da qualidade de vida em Felgueiras e contribuindo para o fortalecimento da comunidade.
Esperemos que possam ser captados mais investimentos internacionais, fomentando o crescimento económico e a posição de Felgueiras como líder regional de captação de investimento.
Paulo Soares