Quinta de Maderne
InícioOpiniãoA importância da ergonomianas mochilas escolares

A importância da ergonomianas mochilas escolares

Setembro é já amanhã e, num abrir e fechar de olhos, as aulas vão recomeçar. O início do ano letivo 2023/2024 está previsto para iniciar entre os dias 12 e 15 de setembro e é possível que as crianças precisem de mochilas novas.
Vários estudos têm demonstrado que o uso não apropriado de uma mochila pode colocar em risco a saúde de uma criança e causar graves problemas posturais, das quais podem resultar dor e lesões músculo-esqueléticas.
Não é só o peso da mochila que pode ser prejudicial, é também a forma como esta é transportada. O uso da mochila poderá estar incorreto se surgirem dores nas costas, se há dificuldade em colocar ou tirar a mochila, se houver necessidade de caminhar inclinado para suportar o peso da mochila, se aparecer formigueiro ou adormecimento das mãos ou nos braços e se a mochila bater constantemente no fundo das costas quando se caminha.
Dicas para uma escolha acertada da mochila:

  • Escolha uma mochila feita com material leve e com vários compartimentos, de modo a garantir a distribuição do peso dos materiais que a criança leva dentro da mochila. Os materiais mais pesados devem ser colocados junto às costas das crianças
  • Escolha uma mochila com cinto ajustável, com alças largas, almofadadas e ajustáveis e com as costas almofadadas para maior conforto.
  • Assegure que há um encaixe perfeito da mochila nas costas da criança. É importante que a criança use as duas alças e que estas estejam corretamente ajustadas. Não deve haver espaço entre as costas das crianças e a mochila e esta não deve mexer-se à medida que a criança caminha.
    Embora as mochilas com rodas possam ajudar a descansar as costas e os ombros da criança, poderão haver dificuldades no transporte em algumas rampas e escadas. No caso de utilizar mochilas com rodas, explique ao seu filho como deve transportar a mochila nas escadas.
    Ajude o seu filho a organizar-se. Verifique se a criança transporta demasiado peso ou se não está a transportar materiais desnecessários. Assegure-se que a mochila carregada não pesa mais do que 10 a 15% do peso total da criança.
    Fiquem atentos em benefício da vossa saúde. Um conselho da UCC Felgueiras.

Enf.ª Liliana Costa
Enf.º Luis Lopes
Enf.ª Susana Mesquita

Pub Banner

Pub

Quinta de Maderne

Pub

Teco

Mais Populares

A sua assinatura não pôde ser realizada.
A sua subscrição foi realizada com sucesso

Subscreva a nossa newsletter

Pub

Sifac

Últimas