Pub

Quinta de Maderne
InícioBusiness / EmpresasFeira Internacional de Comércio de Serviços da China contribui para estimular a...

Feira Internacional de Comércio de Serviços da China contribui para estimular a economia mundial

A mais recente e avançada tecnologia mundial pode ser apreciada na Feira Internacional de Comércio de Serviços da China 2023 (CIFTIS, na sigla em inglês), que está a decorrer em Pequim desde o dia 2 do corrente mês de setembro, proporciona grandes oportunidades de negócios em ciência, tecnologia, comércio e serviços.

Em mensagem de vídeo enviada para a Feira, o Presidente da China salientou que o aprofundamento do desenvolvimento do comércio global de serviços e da cooperação na indústria de serviços “injetou um poderoso impulso para promover a globalização económica, restaurar a vitalidade da economia global e aumentar a resiliência do desenvolvimento económico mundial”.

Segundo dirigentes chineses, as quatro palavras-chave – “abertura”, “cooperação”, “inovação” e “partilha” – sublinhadas pelo Presidente Xi Jinping, “mostram mais uma vez que a China está a expandir a sua abertura de alto nível e a adotar uma abordagem proactiva da economia global, beneficiando o mundo com os frutos dessa abertura e do seu desenvolvimento”.

Nos últimos anos, o comércio de serviços tornou-se um novo motor do comércio mundial. A OMC (Organização Mundial do Comércio) prevê que a quota do comércio de serviços no comércio mundial atingirá 50% até 2040.

É fácil compreender por que razões a CIFTIS deste ano atraiu mais de 2400 expositores de 28 países, incluindo mais de 500 das maiores empresas e líderes do sector a nível mundial.

Os dados do Ministério do Comércio da China mostram que as importações e exportações de serviços da China totalizaram quase 6000 mil milhões de yuans (cerca de 766 mil milhões de euros) em 2022, ocupando o segundo lugar no mundo pelo nono ano consecutivo. Os expositores nacionais e estrangeiros estão a participar ativamente no evento, concentrando-se sobretudo no mercado de grandes dimensões da China e nas novas oportunidades trazidas pela contínua modernização das indústrias.

Na CIFTIS deste ano, a China lançou uma série de novas medidas para promover o comércio, como ampliar a abertura dos setores de telecomunicações, turismo, direito e formação profissional, aumentar a importação dos serviços de alta qualidade e promover a exportação de serviços intensivos em conhecimento.

“Digital, inteligente e verde” – eis a mensagem do discurso do Presidente chinês sobre o desenvolvimento futuro da indústria de serviços. A tecnologia digital melhorou a negociabilidade dos serviços. Em 2022, o valor das exportações e importações chinesas dos serviços digitalizados chegou a 2.510 mil milhões de yuans (cerca de 320 mil milhões de euros), um aumento de 7,8% face a 2021.

Este ano assinala-se o 45.º aniversário da Reforma e Abertura da China. Enquanto plataforma importante para a abertura de alto nível da China, a CIFTIS demonstra a contribuição da China para o comércio global de serviços e para o crescimento económico mundial.

Saliente-se, a propósito, que a Directora-Geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, afirmou recentemente que a economia da China contribuiu com um terço do crescimento económico mundial.

Segundo dirigentes chineses, “é previsível que a China continue a alargar a sua abertura de alto nível ao mundo exterior, à medida que prossegue a modernização ao estilo chinês. Neste processo, serão criados mais e melhores serviços chineses, trazendo mais benefícios para os povos do mundo”.

PUBLICIDADE (Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China)

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas