É já a partir do dia 1 de setembro, que 37 novos radares irão entrar em funcionamento em todo o país.
Mas ao contrário dos atuais que medem apenas a velocidade instantânea, há uma novidade.
12 radares dos 37 irão medir a velocidade média, ou seja, calculam a distância entre dois pontos e o tempo que o condutor demora a percorrê-la.
Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), os locais foram escolhidos com base na avaliação aos locais em função das causas de acidentes.
Os novos radares vão juntar-se aos 61 já existentes, no projeto Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO).
Radares de velocidade média
A42 – Paços de Ferreira (9,1 quilómetros)
EN 211 , Marco de Canaveses (1,4 quilómetros)
A3 – Braga (38,1 quilómetros), Trofa (16,9 quilómetros)
A1 – Mealhada/Anadia (217,4 quilómetros), Santarém (65,2 quilómetros)
A25 – Águeda (42,5 quilómetros)
EN10 – Montijo (75,7 quilómetros), Vila Franca de Xira (110,7 quilómetros)
EN109 – Figueira da Foz (100,7 quilómetros)
IC2 – Loures (9,8 quilómetros)
IC19 – Sintra (8,2 quilómetros)
Radares de velocidade instantânea
EN206 – Fafe (46 km)
EN101 – Guimarães (110,7 km)
A7 – Guimarães (33,3 km; 33,7 km)
A1 – Vila Nova de Gaia (292,4 km), Vila Nova de Gaia (292,9 km);
A2 – Albufeira (233,1 km)
A44 – Vila Nova de Gaia (4,5 km)
EN5- Montijo (6 km)
EN14 – Maia (6,1 km)
EN18 – Belmonte (19,6 km)
EN103 – Barcelos (22,9 km)
EN105 – Santo Tirso (20 km)
EN109 – Figueira da Foz (110,4 km)
EN119 – Benavente (28 km)
EN125-10 – Fato (1,4 km)
EN234 – Nelas (88,7 km)
EN251 – Coruche (39,2 km)
EN252 – Palmela (5,2 km; 9 km)
EN260 – Beja (13,4 km)
IC2 – Coimbra (183,3 km), Águeda (239 km)
IC17 – Loures (19,1 km)
IP7 – Lisboa (3,4 km)