Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoCorpos não se discutem

Corpos não se discutem

O verão e o calor estão aí, mas não são os únicos a chegar nestes meses, a baixa autoestima e as inseguranças com o corpo também são “cabeça de cartaz” nos pensamentos dos portugueses e portuguesas nesta altura do ano.

As publicidades multiplicam-se “Prepare um verão sem barriga”, “Dieta: Operação Bikini”, “Truques para emagrecer este verão”, “Perca 4 kg numa semana”.

E a procura por um corpo ideal de verão intensifica-se. Mas será que o corpo ideal existe? O ideal é subjetivo e por isso ao olhar de cada um, o ideal será diferente.

A procura constante pelo corpo ideal, pode exacerbar quando somos sujeitos a Body Shaming.

O Body Shaming pode ter um impacto significativo na autoestima das pessoas. Mas afinal o que é o Body Shaming?

Segundo a Ordem dos Psicólogos Portugueses “é uma forma de agressão que envolve criticar ou humilhar alguém através de comentários negativos e depreciativos acerca do corpo ou aparência física.”
Então vejamos, que tipo de comentários podem ser Body Shaming? “Estás cada vez mais gordinha”; “Tu agora és só pele e osso”; “Tens de começar a comer mais/menos”; “Se continuares a engordar/emagrecer assim ninguém te vai querer”; “Devias começar a ir ao ginásio, já viste como estás?”; “Se fosses mais magra/gorda eras mais bonita”.

Resumidamente, comentários não solicitados sobre o corpo do outro.

E o que podemos fazer?

Evitar fazer este tipo de comentários. Não sabemos como está o mundo do outro, e comentários indesejados podem ter um impacto maior do que aquele que esperamos, mesmo que não seja essa a nossa intenção.

E não, não são críticas construtivas, mas sim destrutivas.
Como posso promover a minha própria autoestima?

  • Diminuir a comparação. Comparamo-nos constantemente, o corpo, o dinheiro, a vida, com a influencer, o vizinho, e a amiga. Mas só vemos uma porção da vida dessa pessoa.
  • Autoelogio. Elogia-te a ti mesmo(a) em voz alta ou só em pensamento, não só os outros precisam dos teus elogios, tu também precisas deles.
  • Sê gentil contigo mesmo(a). Dirias o que dizes a ti mesmo(a) ao teu melhor amigo? Se não o farias a outra pessoa, porque o fazes a ti mesmo? Não te esqueças que tu és a pessoa com quem vais lidar o resto da tua vida, independentemente de quem saia ou entre nela.
  • Pratica o autocuidado. Reserva tempo no teu dia-a-dia para cuidares de ti, aprecia o tempo na tua companhia.
    Estas são algumas sugestões gerais, mas reforço como em todas as sugestões que dou, que podem nem sempre funcionar com toda a gente. Somos todos diferentes e as estratégias que usamos devem ser adaptadas a nós mesmos.
    Se a relação com o teu corpo está a afetar o teu bem-estar e a limitar o teu dia-a-dia (p.e.: deixar de sair por não te sentires bem, chorares quando te vês ao espelho) é importante procurar ajuda profissional.
    O essencial é: não te esqueças de te amar tal como és, sê amável e atencioso contigo e com o teu corpo.

Marcela Leite, Psicóloga

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas