Pub

Quinta de Maderne
InícioBusiness / EmpresasEuro Digital: perguntas e respostas sobre a moeda digital europeia

Euro Digital: perguntas e respostas sobre a moeda digital europeia

Publicidade

A ascensão e disseminação das criptomoedas por todo o mundo, colocou em alerta o sistema financeiro internacional devido à descentralização que é característico deste tipo de ativo financeiro.

De forma a apanhar este comboio e trazer regulação ao setor, a União Europeia, através do BCE (Banco Central Europeu), começou a pensar no lançamento de um ativo digital regulado que pudesse ombrear com os criptoativos descentralizados a que chamou Euro Digital.

Apesar de ainda não existir uma data para o seu lançamento oficial (o período de investigação acaba em outubro de 2023), o Euro Digital tem levantando muitas questões não só aos consumidores, mas também aos retalhistas, já que estes podem ter de adaptar os seus meios de pagamento a esta nova moeda.

Com base naquilo que se sabe até á data, ao longo das próximas linhas vamos tentar responder a algumas das questões mais prementes sobre a nova moeda digital europeia. Venha daí!

O que é/será o Euro Digital?

Como referimos, o Euro Digital é/será a primeira moeda digital europeia centralizada e regulada que a manterá mais estável do que as criptomoedas atuais.

Segura e fácil de utilizar, o Euro Digital poderá servir não só como meio de pagamento digital, mas também para pagamentos presenciais através de cartão ou de uma aplicação móvel à semelhança do que já acontece com os pagamentos contactless, uma vez que a moeda digital europeia será comparável ao atual euro e integrada nos sistemas de pagamento internacionais.

Isto acabará por facilitar a vida aos retalhistas, desde que estes coloquem à disposição dos seus clientes terminais de pagamento que consigam acomodar os novos tipos de transação com carteiras digitais, QR Code, MB Way e contactless.

Neste caso, os retalhistas não precisam de ir ao futuro nem de procurar no estrangeiro soluções TPA que lhes ofereçam estas possibilidades. Na REDUNIQ, marca da UNICRE dedicada ao desenvolvimento de soluções de pagamento, tem no seu portefólio três terminais que, de forma simples e segura, ajudam o negócio a colocar-se em linha com as necessidades dos consumidores.

O primeiro e mais simples é o REDUNIQ Easy. Criado a pensar em negócios com pequena faturação ou faturação sazonal, este terminal, vem permitir que os retalhistas aceitem não só aos pagamentos “tradicionais” com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) através de PIN, mas também pagamentos contactless e MB WAY.

Caso a natureza e níveis de faturação do negócio exijam uma solução mais robusta, o TPA Android REDUNIQ Smart pode ser o terminal que melhor sirva o retalhista, já que, além de permitir que um supermercado, loja ou restaurante aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.

Por último, e já a pensar num futuro ainda mais digital, encontramos o REDUNIQ Soft, uma solução de pagamento NFC Android digital que transforma o smartphone ou tablet do retalhista num terminal móvel que lhe permite aceitar pagamentos por QR Code, NFC ou Contactless onde e quando este quiser através da instalação da aplicação REDUNIQ Soft.

O que vai acontecer às notas e moedas de euro com o Euro Digital?

Como já sublinhamos, o Euro Digital irá “circular” a par do euro tradicional e das suas moedas e notas, isto é, o numerário continuará a estar disponível para transações e será mais uma forma de realizar pagamentos.

Pagar com euros digitais terá custos acrescidos?

A segurança, simplicidade de utilização e gratuitidade das transações com notas ou moedas de euro serão, igualmente características do Euro Digital. Na prática, o Euro Digital será apenas mais uma solução de pagamento do Euro para consumidores e retalhistas.

A todas estas características que dão solidez à relação dos europeus com o euro, o Euro Digital vem acrescentar a possibilidade de se usufruir de pagamentos automáticos.

Os dados dos consumidores estão protegidos com o Euro Digital?

Sim, o Euro Digital vai permitir que os consumidores realizem pagamentos sem que, para isso, tenham de partilhar os seus dados pessoais com terceiros como, aliás, já sucede hoje em dia.

Estre tipo de proteção inclui a identidade do utilizador, os dados sobre o pagamento e a metainformação relativa à transação (o IP do dispositivo utilizado para o pagamento, por exemplo).

Quais as diferenças entre o Euro Digital e outras criptomoedas e criptoativos?

Como moeda do Banco Central Europeu, organização da União Europeia, o Euro Digital estará ao serviço da comunidade, isto é, não apresentará qualquer risco, será estável, respeitará a privacidade dos utilizadores e estará sob a alçada das diretivas europeias relativas à proteção de dados ao contrário daquilo que acontece com as criptomoedas e criptoativos.

publicidade

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas