Comemorado nos inícios de maio o aniversário do clube desportivo mais representativo do concelho de Felgueiras, o Futebol Clube de Felgueiras perfez assim ainda recentemente os seus atuais 91 anos de existência.
Criado que foi em 1932, inicialmente como Santa Quitéria F. C. em Maio, e a partir de Outubro desse mesmo ano passando a ter o nome histórico de FC Felgueiras, conforme decisão em Assembleia dos sócios.
Sendo agora a data da sua fundação comemorada oficialmente no mês de Maio, atendendo a ter sido a 8 de maio de 1932 que foi inaugurado o primeiro campo de jogos do Felgueiras, facto acrescido à junção de ter sido também a 8 de maio de 2006 a oficialização do CAF que deu continuidade ao antigo clube, antecedendo a atual denominação de FC Felgueiras 1932 e extensivo FC Felgueiras SAD.
Como a partir de 2012 passou a ser chamado o clube, na retoma do histórico nome com acrescento do ano da fundação, tal qual então regressou o equipamento tradicional azul-grená.
Evocando o facto comemorativo, a ocasião proporciona um vislumbre também memorando, perante evocação da foto da primeira equipa do “Felgueiras” de 1932, conforme está registado no livro “Futebol de Felgueiras–Nas Fintas do Tempo (1932-2007)”.
Fotografia essa que remonta à longínqua era da fundação, podendo ver-se o jogador-fundador e alguns dos seus colegas de equipa. Um dos quais, algum tempo depois, acompanhou Verdial Moura (Abílio) na Seleção do Vale do Sousa – quando em 1935, já com o futebol implantado na região e no país havia inclusive a realização do Campeonato Nacional maior, teve lugar um jogo em Lagoas-Lousada entre uma Seleção Regional do Vale do Sousa (formada com atletas do FC Lagoense, Lousada FC, FC Felgueiras, Lixa, Amarante, SC Penafiel, União de Paredes, SC Pacense e Onze Unidos de Freamunde) com o Campeão Nacional FC Porto.
Havendo também o Felgueiras estado ali representado com dois jogadores, o seu capitão e fundador Verdial Moura, conhecido popularmente por Abílio (por ser filho de Abílio Moura), e também pelo seu colega Jacinto, que acabou por ser o autor do único golo da seleção regional contra os golos do Campeão Nacional. Sendo por conseguinte daquele jogador felgueirense o único golo nessa tarde marcado ao guarda-redes da Seleção Nacional Soares dos Reis.
Mais tarde, quando o FC Felgueiras passou a competir em provas oficiais, foi também o mesmo Verdial Moura o 1º treinador da equipa, na reorganização do clube. Seguindo-se pelos anos adiante todo o trajeto que encheu as medidas às gentes felgueirenses. E após infeliz dissolução ocorrida em 2005/06, o clube foi reativado com a criação do sucessor CAF-Clube Académico de Felgueiras, fundado a 8 de Maio de 2006. Até que, por decisão tomada em Assembleia Geral de 9 de Agosto de 2012, houve retoma do antigo nome, com acrescento do ano da fundação original, ficando a ser F C Felgueiras 1932 a partir da época de 2012/2013.
Ora, entre toda essa longa história, apraz retocar na memória a primeira equipa. Cuja foto se dá à estampa, na pose que perdura, com o onze histórico felgueirista captado ao estilo da época pelo Foto-Correia de Varziela (ao tempo com casa da especialidade em Paços de Ferreira, como entretanto teve também na Lixa), fotógrafo que na ocasião esteve na Longra na inauguração do campo de futebol do Pró-Longra SC, onde o Felgueiras se associou na inauguração do recinto do clube longrino, ainda nesse ano de 1932. E ali foi feita a histórica foto, a primeira da pioneira equipa do FC Felgueiras.
Passaram assim já 91 anos. E ao longe o sol da história local reluz sobre esta curiosa imagem, fazendo-a rever numa simbiose memorável.
Armando Pinto