Pub

Quinta de Maderne
InícioBusiness / EmpresasQuinta da Lixa e Quinta de Maderne presentes no UVVA, em Amarante

Quinta da Lixa e Quinta de Maderne presentes no UVVA, em Amarante

Os produtores de Felgueiras, Quinta da Lixa e Quinta de Maderne marcaram presença no UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante, que decorreu no fim de semana passado nos Claustros do Convento de São Gonçalo, em Amarante.

Agustina Bessa-Luís foi a personalidade Amarantina homenageada na 6.ª edição do UVVA.

Na obra da escritora são várias as referências a Amarante e ao Vinho Verde como, por exemplo, n’”O livro de Agustina” (2002): “Sou um produto da região, como o vinho verde, que não embriaga, mas alegra.”

Na novela “Mundo Fechado” (1948), fala da vindima: “O tempo ensombrara-se, começavam-se vindimas sob um chuvisco peganhento e contínuo; o ar estava cor de cinza, as eiras lavadas e nuas tinham um aspecto desolado entre as medas que gotejavam, os beirais onde os pombos demoravam, de asa derreada, imóveis sob a chuva.”

Assim como na obra infantojuvenil “A Memória de Giz”: “Tinha também muita força e carregava um cesto vindimo cheio até às bordas de uvas pretas, como se fosse já um homem. Giz dizia que as uvas pretas pesam mais do que as uvas brancas.”

Sob o imaginário de Agustina Bessa-Luís, o UVVA teve ao longo de três dias, provas de vinho, conversas, showcookings com chefs reconhecidos, gastronomia regional e atuações musicais.

O vinho AJTS Vinhos Gentilis Grande Reserva 2021, obtido em Gatão, junto ao rio Tâmega, foi o grande vencedor da II edição dos Prémios UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante. Obteve a mais elevada pontuação nos Prémios UVVA 2023, tendo sido assim eleito “Melhor Vinho UVVA”. Ganhou ainda nas categorias “Melhor Vinho Branco” e “Melhor Amarante”.

Ex aequo em pontuação, os vinhos Portal da Calçada Cuvée Prestige Bruto e Sem Igual Bruto Natural 2017 conquistaram a distinção “Melhor Vinho Espumante”. O prémio “Melhor Vinho Rosé” foi atribuído ao Sem Igual Oaked 2021 e o Quinta da Lixa Reserva 2016 venceu no segmento “Melhor Vinho Tinto”.

Nesta segunda edição, os prémios UVVA avaliaram um total de cerca de 70 amostras (espumantes, brancos, rosés e tintos) dos produtores representados no certame. A sessão de prova, em que os vinhos foram avaliados em regime de prova cega, realizou-se na manhã de 16 de junho no Espaço Dolmen.pt.





Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas