Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoAcolher, Envolver e Fixar

Acolher, Envolver e Fixar

Felgueiras vive, hoje, uma oportunidade única para se reinventar, rejuvenescer e enriquecer. Todos os dias, chegam a Felgueiras novas famílias, imigrantes de todas as partes do mundo e o nosso Município tem que aproveitar esta oportunidade para combater a crise demográfica e laboral que se vive atualmente no nosso Concelho.

Acolher estas famílias vai promover uma maior diversidade cultural, um maior crescimento económico, um maior enriquecimento comunitário e vai combater o inverno demográfico que vivemos no nosso Concelho.

Com a chegada destes novos membros Felgueiras pode mitigar o problema da baixa natalidade, envelhecimento da população e combater a falta de mão de obra nos setores vitais do nosso tecido empresarial.

No entanto, para não existirem desvios nos indicadores, como taxas de insucesso académico, taxas de abandono escolar, aumento de níveis de desemprego, marginalização e aumento dos índices de criminalidade, o Município de Felgueiras deve atuar de imediato com um programa de integração específico para acelerar o processo de integração, adaptação e inclusão na nossa comunidade. Deverá: prestar auxílio no acesso a serviços básicos; potenciar o ensino de língua portuguesa; orientar culturalmente; criar qualificações profissionais; criar oportunidades de inserção profissional; Sendo estes alguns exemplos das medidas a seguir.

Envolver estas famílias na nossa comunidade vai enriquecer a nossa visão sobre o mundo, vai tornar o nosso ambiente cultural mais rico e vibrante. Vai contribuir para uma comunidade livre de preconceito, discriminação e xenofobia. Envolver estas comunidades com a ajuda de todos vai promover a inclusão e a aceitação mútua.

É importante relembrar que os esforços têm que ser de mãos dadas entre os Felgueirenses e as novas comunidades. O executivo municipal deve ser proativo e não reativo a esta questão. Deverá agir de imediato com os programas de integração para no futuro consolidar todos os benefícios.

Fixar estas comunidades deve ser uma prioridade deste município. Necessitámos criar um sentimento de pertença comum para tornar Felgueiras um município mais inclusivo!

Eduardo Teixeira Silva

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas