Até se pode decidir não comemorar a liberdade e o 25 Abril, até se pode condenar os movimentos extremistas, até se pode alertar para o possível regresso a regimes pouco democráticos e no limite ditatoriais, até se pode apregoar a liberdade e repetir frases, até se pode cantar a Grândola Vila Morena Zeca Afonso, até se pode colocar um cravo ao peito, até se pode condenar a guerra colonial e até se pode ler poemas de Sophia Mello Breyner. Mas mais que tudo isto que se pode fazer é preciso praticar a liberdade e não esquecer que ela existe desde 25 de abril de 1974.
Nos tempos que correm assistimos à defesa da liberdade e da democracia da livre expressão, mas na realidade essa liberdade, essa democracia, essa livre expressão é posta em causa de todos os dias e nas mais diversas situações.
Na comunicação social enfrentamos todos os dias dificuldades ao abordar as pessoas, que nos mais variados setores não falam e dizem que não podem, a grande maioria das instituições e organismos públicos não respondem às questões, preferem não se pronunciar nem ter opinião e dizem-nos “não se pode, não estamos autorizados”, tudo é sigiloso, tudo é confidencial.
Grande parte das organizações “estão fechadas”, o acesso está vedado e não são aceites diferentes opiniões.
No poder político confundem-se maiorias absolutas com poderes absolutos. Se por um lado se defende a vontade do povo por outro também se deveria respeitar opinião dos que foram eleitos e são minorias. Há que respeitar as opções e as posições e saber lidar com a crítica, com a diferença de opinião.
Lembrar que poderão ser estes excessos de poder absoluto, esta tentativa de dominar tudo e todos que poderão provocar extremismos, as tais ações irrefletidas e de raiva que poderão originar regimes pouco democráticos, mas que tem que se perceber em que diferem dos atuais poderes que apregoam a democracia e a liberdade, mas que não a praticam.
Fica a reflexão!
Sempre a favor da liberdade, da democracia e da justiça.
Susana Faria
Privacy Overview
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.