Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoSarcopenia: o envelhecimento silencioso dos músculos

Sarcopenia: o envelhecimento silencioso dos músculos

Com o envelhecimento, o nosso corpo sofre diversas alterações e uma das mais impactantes é a perda de massa muscular, um processo conhecido como sarcopenia. Essa condição afeta principalmente os idosos, mas pode ocorrer em qualquer pessoa que tenha um estilo de vida sedentário ou sofra de doenças crónicas.

A sarcopenia é caracterizada pela redução da força e do volume muscular, além da diminuição da capacidade de regeneração muscular e do metabolismo energético. Ela pode levar a uma série de consequências negativas para a saúde, como a perda de autonomia e independência, aumento do risco de quedas e fraturas, diminuição da qualidade de vida e aumento da mortalidade.

As principais causas da sarcopenia incluem a falta de atividade física, a má nutrição e as alterações hormonais que ocorrem com o envelhecimento. Além disso, a sarcopenia pode ser agravada por doenças crónicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. A perda de massa muscular é um processo natural que começa a ocorrer por volta dos 30 anos, agravando-se consideravelmente a partir dos 50 anos.


Para prevenir a sarcopenia, é essencial manter um estilo de vida saudável, adotando algumas medidas simples para prevenir ou minimizar a perda de massa muscular, nomeadamente:
– Praticar atividade física regularmente: Exercícios de força, tal como a musculação, e treino resistido são das formas mais eficazes de prevenir a perda muscular.
– Manter uma alimentação equilibrada: A ingestão adequada de proteínas, é fundamental para o desenvolvimento e manutenção da sua massa muscular. Incluir alimentos como carne, peixe, ovos e lacticínios vai ajudar nesse processo.
– Evitar o sedentarismo: Subir/descer escadas em vez de ir no elevador, ir a caminhar ou de bicicleta para o trabalho, fazer pequenas pausas durante o trabalho para esticar as pernas e alongar os braços, são pequenas ações que ajudam a movimentar o corpo e a evitar o sedentarismo.

É importante lembrar que a sarcopenia não é uma condição exclusiva dos idosos e que, com o estilo de vida atual da nossa sociedade, onde o dia-a-dia de cada um de nós é cada vez mais sedentário, aumenta a probabilidade desta situação se manifestar em idades cada vez mais precoces.

Agora que sabe mais sobre a sarcopenia e o que deve fazer para a prevenir, não perca mais tempo e comece a adotar estas medidas na sua rotina o quanto antes! Lembre-se que a prevenção é sempre a melhor opção para manter a saúde e a qualidade de vida em todas as idades.

Rúben Silva – Personal Trainer

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas