Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoLucros recorde em tempo de crise

Lucros recorde em tempo de crise

Escrevia, noutro dia, Henrique Raposo, no jornal Expresso, embora num contexto diferente daquele que me leva a escrever este texto, sobre a “ética do capitalismo”. Dizia que, sem uma adesão à comunidade, “o capitalismo perde de facto o rosto e deixa de ser uma força positiva, passa a ser uma força que flutua acima da realidade, um fluxo maquinal que só quer dinheiro e que não percebe a verdadeira missão capitalista”.

Lembrei-me destas palavras a propósito das notícias que vêm sendo publicadas sobre os resultados das maiores empresas nacionais no ano de 2022.

Por exemplo, a Galp fechou o ano de 2022 com um “lucro histórico de 881 milhões de euros”. Também a Caixa Geral de Depósitos, no ano de 2022, teve um lucro de 843 milhões de euros, ficando muito perto do máximo histórico de 856 milhões, registado em 2007. O mesmo cenário de notáveis lucros registou-se na maioria dos Bancos Portugueses e até a malfadada TAP regressou aos lucros, cinco anos depois.

Olhar para estes números, no atual contexto em que vivemos, de maior aperto financeiro dos portugueses, faz-me pensar que há aqui uma qualquer dissonância difícil de compreender. De facto, perceber que as maiores empresas nacionais apresentam os seus melhores resultados de sempre – e este é que é o ponto que quero ressaltar, de sempre –, precisamente num momento de grande dificuldade para os portugueses, parece não fazer sentido.

Não me refiro, evidentemente, à explicação técnica que estes resultados possam ter, nem me quero deter no caso concreto da empresa A ou B. O que não se compreende é que, pese embora, de facto, as empresas sejam criadas para dar lucro, estas consigam ser alheias à realidade que as rodeia. E a verdade é que, perante estes números, ficamos não só com a sensação de que o esforço desta crise está a ser suportado, na sua grande maioria, por cada um de nós, mas também que esse esforço tem sido redobrado.

Obviamente que não estou a dizer que, pelo facto de estarmos a passar por uma crise, as empresas também deviam estar. Não é isso. Mas vermos estes resultados, quando estamos a passar por uma situação económica difícil, pode indiciar que algumas empresas estejam a querer ganhar mais do que o “habitual”, fragilizando ainda mais a situação da maioria das pessoas.

Não sei se assim o é, mas é, pelo menos, essa a ideia com que fico. E isso seria ser-se o espelho do “fluxo maquinal que só quer dinheiro”.

Manuel Maria Machado

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas