Pub

Quinta de Maderne
InícioGente NossaNão me deixo abalar quando acham que “por ali não é o...

Não me deixo abalar quando acham que “por ali não é o caminho”

Bárbara Ribeiro tem 29 anos e é agente de viagens, profissão onde se revê na totalidade. Confessou-nos que tira o melhor partido de tudo o que aprende com as pessoas com quem se cruza, algo que a deixa ser melhor dia após dia. Pelas suas palavras, evoluir é conseguir olhar para trás e não sentir mágoa nem arrependimento!

Como foi a tua primeira experiência profissional?
Foi na mesma área que estou hoje. Fez-me crescer. Mas não foi uma experiência que me fez ficar na área.

Se pudesses voltar atrás, escolherias a mesma profissão?
Escolhia sem pensar duas vezes. Revejo-me na totalidade na minha profissão atual. Na Atelier de Viagens ganhei um estatuto profissional que sempre quis ter.

Quais as três palavras que melhor descrevem a tua vida?
Lutadora. Exigente. Feliz.

Qual a pessoa que mais te influenciou até hoje?
Não sou uma pessoa que se influencia pelo que as outras pessoas fazem. Revejo-me muito em atitudes de várias pessoas, tiro o bom partido de tudo o que aprendo com as várias pessoas com quem me cruzo, mas influenciar-me acho que me influencio eu a mim mesma.

Qual foi o momento mais gratificante que tiveste na vida?
Tenho muitos. Mas ver o orgulho dos meus pais na minha missa de finalista; conquistar a minha independência; conquistar este posto no trabalho… sou uma pessoa grata no geral, por tudo. Quando alguma coisa acontece, tem sempre um motivo.



Qual o momento mais difícil?
Felizmente não tenho uma vida com vários episódios negativos. Posso dizer que a vida é feita de etapas e se hoje choramos, amanhã vamos sorrir. Gosto de pensar desta forma. Um dos piores momentos que tive foi por várias vezes ter duvidado das minhas capacidades e acho que isso foi uma das coisas que mais me marcaram a nível negativo e que me abalavam o psicológico.

Quais os teus pontos fortes?
Sou bastante extrovertida. Tenho a aptidão de falar. Sou um coração mole, que por vezes pode ser chamado de ponto fraco, mas eu gosto de ver o copo meio cheio e chamo de ponto forte. Sou dedicada!

Quais os traços de personalidade que os outros identificam facilmente em ti?
A teimosia. O caráter. A lealdade. A persistência. Sei o que quero. Sei quando quero. E não me deixo abalar quando acham que “por ali não é o caminho”.

O que mais te dá energia e ânimo?
Gosto de dizer a típica frase clichê que a minha família, os meus, são o meu sustento. E são mesmo. Família, amigos, ser bem sucedida em tudo o que faço, são motivos mais que suficientes para me fazer querer e ser mais!

Qual o teu lema de vida?
Sempre vivi, desde que me conheço, a querer conhecer o mundo e com o lema “viajar é a única coisa que tu compras e te deixa mais rico” e agora adequa-se totalmente à minha vida, à minha profissão.

Quais as maiores lições que aprendeste?
Se fores muito bom, alguém vai aproveitar-se de ti!

O que mais valorizas nas pessoas?
Gosto de pessoas que demonstram. Que demonstram carinho, amor e até mesmo admiração. Gosto de pessoas que ajudam. Que esticam a mão, mesmo não conhecendo. Gosto muito de pessoas que têm planos de vida, que sabem o que querem, como querem. Adoro pessoas que sorriem.

Quem te inspira e porquê?
Inspiram-me os meus pais. Pela luta e o quanto nos deram (a mim e à minha irmã). Inspira-me o meu namorado, porque nunca desistiu de trabalhar. Nunca desistiu de ser melhor. Inspira-me pelo coração bom que tem! Inspiro-me eu. Por batalhar tanto. Porque faço do Atelier de Viagens a casa de todos nós. Porque gosto do que faço. Faço com amor. Inspira-me o Marco, que para mim é um irmão de outro sangue, pela capacidade que tem de tomar decisões, de pôr esta agência a trabalhar e pela enorme confiança que teve em mim. Inspiras-me tu. Tu e todos que lutam pelo futuro. Um futuro melhor.

Se pudesses começar tudo de novo, o que farias de diferente?
Olha, deixaste-me a pensar. Acho que não fazia nada de diferente. Sou como sou. Estou onde estou. Por tudo o que passei. Por tudo o que vivi. Desde pessoas, a ações, eu voltaria a fazer exatamente o mesmo. Talvez dissesse mais vezes às pessoas que amo, o quanto as amo.

Com que personalidade gostavas de jantar?
Adorava jantar com um Cristiano Ronaldo (e eu nem sou nada dada ao futebol) e/ou com a Cristina Ferreira.

Como gostarias que as pessoas se lembrassem de ti?
Gostava que se lembrassem de mim com um sorriso. Quem me conhece sabe o quão o meu sorriso é aberto. Acho que é isso que quero despertar nas pessoas. Sorrisos.
Como a menina que nunca deixou de sonhar, de sorrir e de viver intensamente.
Gostava que as pessoas me recordassem como o coração bom que realmente sou.
Mas acima de tudo como a Bárbara que chegará onde vai chegar por mérito próprio.

Elsa Ferreira

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas